O mercado automotivo tem sido cada vez mais impactado por carros tecnológicos, que prometem revolucionar a experiência de dirigir, especialmente no que diz respeito à eficiência e segurança dos condutores. Com recursos avançados, esses veículos colaboram para um novo nível de desempenho e tranquilidade nas estradas.
Para alguns, um automóvel é apenas um meio de transporte; enquanto para outros é uma paixão. Se você é parte desse segundo grupo ou está pensando em trocar o seu carro por um modelo mais moderno e confortável, explorar as inovações nesse setor é uma ótima ideia para ficar por dentro das novidades e decidir qual será a sua próxima aquisição.
Quer saber mais? Neste post, vamos apresentar os carros mais modernos que você pode encontrar no Brasil. Confira!
O que é considerado um carro tecnológico?
A tecnologia está transformando a indústria automobilística, permitindo que os veículos se tornem mais inteligentes, seguros e convenientes para os motoristas, ao mesmo tempo que contribuem para uma maior sustentabilidade ambiental.
Dessa forma, pode ser considerado um carro tecnológico aquele que incorpora avanços significativos para melhorar a experiência de condução, segurança, eficiência e conectividade.
Esses automóveis, frequentemente, apresentam sistemas mais sofisticados e modernos de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo que se ajusta a diferentes condições, frenagem de emergência autônoma e direção semiautônoma.
Quais são os critérios ao considerar um carro como tecnológico?
Há diversos aspectos em um carro que podem apontar se ele é tecnológico ou não. Ter atenção a esses pontos é fundamental para você escolher uma opção adequada às suas necessidades. Entenda o que avaliar nessa categoria automotiva!
Sustentabilidade
Devido à alta demanda da sociedade pela preservação do meio ambiente, o que inclui a redução da emissão de gases poluentes, é comum que os automóveis mais modernos tenham um foco maior em sustentabilidade.
Para isso, utilizam materiais recicláveis em seus componentes, apresentam baixa emissão de carbono ou são totalmente elétricos — além de oferecerem facilidade na substituição de itens.
Conectividade
A capacidade de integração com smartphones e dispositivos eletrônicos é um importante critério. Isso porque os carros mais tecnológicos geralmente oferecem sistemas de infotainment, que combinam informação e entretenimento, como tela sensível ao toque, suporte a comandos de voz e conectividade com aplicativos.
Inovações de segurança
A segurança é uma das questões mais valorizadas nos veículos que utilizam tecnologia de ponta. Sendo assim, esses modelos contam com recursos inovadores de segurança, como detecção de ponto cego, alerta de colisão iminente e sistemas avançados de airbag.
Alguns têm, até mesmo, recursos que amenizam impactos externos em caso de acidentes, minimizando eventuais danos causados a terceiros.
Designs e materiais avançados
O uso de materiais leves e resistentes, bem como designs aerodinâmicos, são características de automóveis tecnológicos que visam aumentar a eficiência e a performance.
Recursos de assistência ao motorista
Para otimizar a direção, os carros pautados em tecnologia oferecem recursos que facilitam a vida do condutor, como controle de cruzeiro adaptativo, que acelera e freia o veículo sozinho, conforme a distância de objetos ou outros automóveis.
Há ainda a assistência para permanecer alinhado à faixa, que a partir de uma câmera na área superior do para-brisa corrige a trajetória do motorista na estrada. E a frenagem de emergência autônoma, que se caracteriza por utilizar sensores e câmeras para comparar a velocidade do carro a outros objetos, detecta riscos e aciona os freios automaticamente.
Tecnologias de propulsão
A evolução da indústria automobilística tem levado à integração de diversas tecnologias de propulsão nos veículos, incluindo motores elétricos, células de combustível e outras fontes alternativas de energia.
Automação e direção autônoma
Ferramentas de automação estão cada vez mais presentes em carros modernos, o que compreende desde assistência ao estacionamento até a habilidade de operar autonomamente em situações específicas.
Potência
Os carros tecnológicos mais modernos, principalmente os elétricos, têm um motor muito mais potente que a maioria dos veículos tradicionais movidos a combustão. Geralmente, eles conseguem aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em poucos segundos.
Esse fator muda totalmente a maneira como você pode dirigir um veículo desse tipo por causa da facilidade de arrancada, facilitando viagens e até o deslocamento urbano.
Vale a pena ter um carro tecnológico?
Atualmente, é difícil encontrar motivos que não validem a aquisição de um carro tecnológico. Volante mais leve, respostas rápidas do sistema de assistência e integração com o celular são fatores que fazem com que qualquer trajeto fique muito mais agradável, evitando riscos desnecessários e minimizando o tempo de deslocamento.
A segurança também é outro ponto positivo, pois os recursos que ajudam o motorista a perceber situações de risco antes que causem problemas são vantagens indiscutíveis durante o dia a dia. Obviamente, isso não substitui a atenção na direção, mas é um reforço que muita gente acaba valorizando depois da primeira situação inesperada que o sistema ajudou a evitar.
Além disso, os carros mais tecnológicos tendem a ser mais valorizados com o tempo, justamente por trazerem recursos cada vez mais procurados pelos condutores. Ainda que a manutenção de alguns itens possa ser mais cara, o custo-benefício muitas vezes se equilibra na durabilidade e com as vantagens de otimização adicionais.
Por fim, é preciso falar sobre a questão de afinidade. Se você já usa tecnologia em praticamente tudo — do smartwatch ao assistente de voz em casa —, ter um carro que conversa com esse universo acaba sendo uma extensão natural da sua rotina.
4 modelos de carros para quem curte tecnologia
O mercado automotivo brasileiro oferece uma grande variedade de modelos modernos, que vão dos luxuosos aos mais simples e acessíveis. Tem paixão por automóveis? Conheça, a seguir, algumas das principais versões que possibilitam uma nova experiência de direção para ficar de olho!
1. Tesla Model X
O Tesla Model X é totalmente elétrico, com diferentes opções de bateria com grande autonomia e aceleração de cair o queixo — algumas versões abaixo de 3 segundos de 0 a 100 km/h.
Somado a isso, ele tem o Autopilot, um dos sistemas de assistência ao condutor mais avançados do mercado, capaz de realizar tarefas como manter o carro na faixa, mudar de faixa automaticamente, estacionar e até mesmo dirigir autonomamente em rodovias (sob supervisão do motorista).
Seu interior vem equipado com uma enorme tela touchscreen que controla quase todas as funções do carro, atualizações de software over-the-air, integração com aplicativos e recursos de entretenimento como jogos. Todos esses recursos são embarcados em um veículo com diversos recursos de segurança, incluindo câmeras externas e internas, e também uma eficiência invejável.
O único ponto negativo é que a Tesla não opera no Brasil. Por isso, é difícil encontrar algum modelo desses por aqui.
2. BMW i8
A princípio, o design é o fator que mais chama atenção na BMW i8, mas o veículo tem muito mais que um exterior bonito. Ele combina um motor a combustão turbo de três cilindros com um motor elétrico, oferecendo tanto performance esportiva quanto eficiência energética e a possibilidade de rodar no modo elétrico por certa distância.
Suas portas abrem no estilo vertical e a carroceria é feita quase que inteiramente de fibra de carbono, alinhando as necessidades sustentáveis do mercado moderno à aerodinâmica e leveza que carros dessa categoria precisam.
Outro ponto que merece atenção especial nesse veículo é a opção de utilizar diversos modos de condução que variam o comportamento do carro, tudo controlado com um painel de instrumentos digital e auxiliado por sistemas de assistência ao motorista.
3. BYD Dolphin
O BYD Dolphin é um hatchback 100% elétrico que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro por combinar tecnologia, espaço interno e um preço relativamente acessível para a categoria de elétricos — a partir de R$ 118 mil Ele faz parte da linha “Ocean” da BYD, com um design inspirado em animais marinhos.
Suas linhas externas são bem fluidas, com faróis e lanternas de LED, maçanetas e outros detalhes que remetem ao golfinho, que dá título ao modelo, mas nada de maneira extravagante. Afinal, não há nada de mau gosto no visual do carro.
Mais um ponto que não podemos deixar de mencionar é a utilização da inovadora Bateria Blade da BYD, conhecida por sua segurança de alto nível (resistência a testes de penetração), maior durabilidade (mais de 5.000 ciclos de carga e descarga) e melhor aproveitamento do espaço. Na prática, você terá acesso a uma maior densidade de energia e autonomia.
Para quem não dispensa as facilidades da vida moderna, ele traz também um amplo sistema de conectividade, capaz de se integrar a praticamente todos os sistemas operacionais das principais fabricantes de tablets e smartphones. Junto a isso, você também conta com uma grande quantidade de recursos de assistência na direção.
4. Volvo EX30
O Volvo EX30 é o mais novo SUV compacto inteiramente elétrico da marca sueca, ocupando o lugar de modelo de entrada da sua linha de veículos elétricos. O design da Volvo sempre foi um ponto singular e até hoje segue essa tradição.
Por ser uma SUV, ela tem um espaço interno muito bom, otimizado e superconfortável. Para completar, seu sistema multimídia é muito bem-equipado, com um amplo painel touch de 12,3 polegadas de última geração ocupando o console central.
Em termos de potência, o veículo europeu conta com 272 cavalos e chega aos 100 quilômetros por hora em menos de seis segundos — é torque suficiente para deixar muito esportivo comendo poeira.
E se você realmente gosta de exibir seus dispositivos tecnológicos, conheça a cereja do bolo: o Volvo EX30 permite a abertura, partida do motor, climatização e muitas outras funções diretamente pelo aplicativo.
Qual é a importância do seguro auto para carros tecnológicos?
Com tanta inovação a bordo, é natural se perguntar se o seguro tradicional ainda é necessário — e a resposta é sim. Na verdade, carros com muitos recursos tecnológicos acabam exigindo um olhar ainda mais atento quando o assunto é proteção.
Peças como sensores de estacionamento, câmeras, radares de ponto cego e centrais multimídia são mais sensíveis e mais caras de reparar em caso de batida ou furto. Sendo assim, mesmo em colisões leves, o custo pode ser alto, e o seguro ajuda a evitar dores de cabeça maiores.
É importante ter em mente que os veículos com muita tecnologia embarcada também são alvos frequentes de criminosos interessados nesses componentes. Por isso, ter uma cobertura que inclui roubo e furto se torna quase obrigatório nesse cenário.
Uma grande vantagem, no entanto, é que muitos desses carros permitem rastreamento em tempo real, o que pode ajudar a reduzir o valor da apólice. Algumas seguradoras já levam isso em conta na hora de calcular o risco — e quanto mais completo for o sistema do veículo, melhor pode ser a negociação.
Sem falar que, para modelos elétricos e híbridos, existem planos específicos que já consideram as particularidades desses veículos, como o tipo de assistência técnica e os reparos nas baterias.
Chegamos ao final de mais um artigo e agora você sabe muito mais sobre quais são os melhores carros tecnológicos disponíveis, quais suas vantagens e como se proteger da ação de criminosos com um seguro de alta qualidade.
E se você quer reduzir os riscos nas estradas, não deixe de conferir o nosso guia para manutenção preventiva do seu auto!