Carro vazando óleo é um problema que exige atenção, ainda que não seja um volume muito grande perdido. Afinal, o que era detalhe pode se tornar algo mais sério e exigir intervenções maiores e mais custosas.
São várias as possíveis causas de vazamento de óleo, mas, independentemente do que esteja acontecendo, é preciso buscar uma solução. Neste conteúdo, você vai descobrir qual é. Continue lendo e fique por dentro do assunto.
O que observar no carro vazando óleo?
A intensidade do vazamento é um fator importante. Se o volume perdido é grande, os reparos precisam ser ainda mais rápidos para que não haja prejuízos maiores devido à falta de lubrificação das peças. Porém, nem sempre se trata de vazamento de óleo no motor.
Isso porque, como existem outros fluidos no carro, pode acontecer de isso causar confusão na hora de identificar o que está acontecendo. Afinal, existe a possibilidade de ser, também, fluido de freio, de radiador ou vazamento nos amortecedores, por exemplo.
Então, o local em que está acontecendo o vazamento de fluido é algo importante de observar, pois pode indicar onde está o problema. Além de apontar se é ou não óleo e se a situação pode ser grave.
É importante ter atenção a possíveis vazamentos na hora de comprar um veículo também. Se for o seu primeiro carro e você não tiver muita experiência, leve alguém junto para ajudar a identificar esses e outros problemas que poderão trazer dor de cabeça.
Quais são as possíveis causas do vazamento de óleo?
Quando identificamos que é um carro vazando óleo de motor, ainda assim o problema pode ter diversas causas. Veja algumas a seguir.
Problemas no filtro de óleo
O filtro de óleo fica em uma posição estratégica para facilitar a troca, mas está em constante exposição e é fixado por rosca. Pode ser que algo acabe danificando o filtro ou que ele não tenha sido fixado corretamente e esteja vazando.
Desgaste das juntas do motor
As juntas têm a função de vedar o cabeçote, evitando que aconteça o vazamento de óleo por ali. Elas deixam de cumprir essa função quando estão desgastadas, queimadas ou com algum outro tipo de dano.
Danos no cárter
Como o cárter fica na parte de baixo do carro, está suscetível a danos, como quando o condutor transita em terrenos irregulares. Rachaduras ou problemas de vedação podem levar ao carro vazando óleo.
Outros fatores que também provocam vazamento de óleo em veículos são:
- problemas nos retentores;
- mau aperto do bujão do cárter;
- óleo em excesso no sistema.
Quais são as consequências do vazamento de óleo em veículos?
O problema do carro vazando óleo não é apenas a sujeira que faz no piso da garagem. A questão é muito mais complexa, já que o nível desse fluido vai diminuir, causando uma série de consequências negativas.
Quando a quantidade fica menor do que a adequada, o motor não é lubrificado da maneira correta e isso provoca danos em função do atrito excessivo entre as peças. Por consequência, há um desgaste maior delas, além da possibilidade de superaquecimento, que faz o motor fundir.
Você também poderá perceber uma dificuldade maior para conduzir o carro. Afinal, a resposta dele tende a não ser a mesma em função de o motor trabalhar sobrecarregado.
Como resolver o vazamento de óleo?
Caso você perceba o carro vazando óleo, o ideal é ir até uma oficina mecânica da sua confiança assim que possível. Somente um profissional pode diagnosticar com precisão quais são as causas do vazamento de óleo no carro para fazer as manutenções e sanar o problema, evitando que se torne algo maior.
Mas, antes de sair de casa, procure conferir o nível do óleo do motor para verificar se não está muito baixo. Afinal, rodar sem o óleo é muito prejudicial para o veículo. Se necessário, complete ou leve o carro de guincho até o mecânico.
Não se esqueça de que um carro vazando óleo é algo que não deve ser ignorado, principalmente se a quantidade perdida for significativa. É melhor para a saúde do veículo e para o seu bolso sanar o problema o quanto antes, a fim de evitar a necessidade de grandes reparos.
Essas informações podem ser úteis para outras pessoas também. Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!