Comprar o primeiro carro pode parecer intimidador para a maioria das pessoas. Mas você sabia que basta um pouco de planejamento e informação para não passar aperto?
Entender os passos mais importantes para quem é motorista de primeira viagem ajuda a aproveitar o momento, além de garantir vida útil e economia no futuro. Afinal, tudo dura mais quando você dá mais carinho e atenção.
Neste post especial, queremos ajudar a transformar o seu sonho em realidade — mas sem virar um pesadelo. Por isso, veja os principais cuidados que você deve ter ao adquirir o primeiro carro, além de documentos necessários, tarifas e dicas para não cair em armadilhas.
Quer dirigir com segurança, respeitando a lei e diminuindo os custos? Então, acompanhe o nosso post!
Conheça a documentação necessária
O primeiro passo a ser dado ao comprar um carro é em relação a algo que acompanha você desde o processo de aquisição até o momento da revenda: os documentos obrigatórios para a posse de veículo.
Alguns desses registros são gerados e utilizados durante a compra, mas vamos focar naqueles que você precisa ter em mãos para evitar problemas quando já estiver rodando com o seu primeiro carro. Veja quais são!
Certificado de Registro do Veículo (CRV)
Esse certificado comprova a legalidade e o registro de um carro zero quilômetro, quando ele sai da concessionária — podendo ser emitido em até 30 dias após a emissão da nota fiscal.
Mesmo que você esteja comprando um veículo usado, é responsabilidade do dono anterior transferir o CRV para a sua posse, certificando a sua procedência e o histórico.
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
O CRLV é similar ao documento anterior, com a diferença de que ele junta a certificação e o licenciamento do carro em um único registro. Portanto, sua apresentação é obrigatória caso o motorista seja parado pela polícia.
Certidão de pagamento IPVA
Falaremos em breve sobre o IPVA, mas, nesse momento, temos que apontar que sua certidão de pagamento deve ser carregada sempre que você for dirigir. Afinal, o documento garante que o dono do veículo está em dia com os seus tributos, evitando retenções e multas em caso de parada em uma blitz.
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Como não poderia faltar, a CNH é o documento que comprova que o motorista está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo. O registro deve ser renovado periodicamente, portanto, tenha atenção quanto ao prazo de vencimento.
Tanto o CRLV quanto a CNH possuem versões digitais, que podem ser acessadas pelo aplicativo do Governo. Mas lembre-se: embora a apresentação física seja dispensada, é obrigatório ter esses documentos à mão sempre que for dirigir.
Veja quais são os impostos obrigatórios
Para você desfrutar do seu primeiro carro sem qualquer irregularidade, é importante se atentar aos preços e prazos dos impostos obrigatórios para donos de veículos. Confira os mais importantes, a seguir!
Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
O IPVA é um imposto anual para todos os carros registrados no Brasil, que deve ser pago no começo do ano. Assim, é bom ter em mente esse período para se preparar com antecedência!
As alíquotas para cálculo do IPVA variam de acordo com o estado — inclusive com alguns deles tendo parâmetros para descontos e isenções. O valor é calculado com base no preço do modelo descrito na tabela Fipe.
DPVAT ou Seguro Obrigatório
O DPVAT é um valor pago ao Governo para amparar as vítimas de acidentes de trânsito, independentemente de culpa ou processos de seguros privados. A taxa está sobre discussão nos últimos anos e não foi cobrada em 2023, embora continue valendo — portanto, fique de olho em possíveis mudanças.
Prepare-se para a manutenção básica
Com os impostos pagos e os documentos registrados, o seu veículo não tem qualquer impedimento para circular. Então, é hora de focar nos cuidados que você deve ter para que ele tenha um bom desempenho, por mais tempo.
Os cuidados com primeiro carro envolvem atenção a prazos, calendários de manutenção e constância. Veja os fatores que garantem a saúde do veículo por mais tempo.
Revisão
A revisão veicular é a espinha dorsal da manutenção básica do seu primeiro carro. Geralmente, ela é projetada pela própria fabricante, que apresenta prazos em dias ou rodagem para uma verificação completa de componentes, como freios, peças, pneus, balanceamento etc.
Por isso, é muito importante seguir essas recomendações — seja seu carro zero, seja usado. Quando chegar a hora, leve-o para uma autorizada ou um mecânico de sua confiança.
Óleo e água do motor
Os níveis de óleo e água do motor são fundamentais para garantir o seu bom funcionamento. O primeiro lubrifica as peças para evitar desgastes, enquanto o segundo evita o superaquecimento.
Esses dois fluídos podem ser verificados com facilidade pelo motorista. No caso do óleo, você também pode seguir as recomendações do fabricante.
Ar-condicionado
Muitos donos de veículos nem sabem que é preciso trocar os filtros do ar-condicionado com frequência. Com o acumulo de impurezas, essa peça deixa de filtrar com eficiência, e o sistema de ventilação se torna um agravante de doenças respiratórias.
Não existe prazo fixo para a troca, mas o indicado é verificar a situação do filtro entre uma e duas vezes ao ano.
Limpeza geral
Todo mundo gosta de um carro limpinho, não é? Mas fazer limpezas periódicas é muito mais do que deixar a lataria brilhando.
Muitos agentes externos podem comprometer a tinta do carro e diminuir a capacidade de vedação das borrachas. Portanto, limpe o carro sempre que sujar muito ou em períodos não tão longos, para evitar danos a longo prazo.
Saiba mais sobre o consumo e desempenho
Quando a gente compra um carro novo, principalmente se é o primeiro, ficamos de olho na relação Km/l e o desempenho do motor. Mas sabia que essas duas coisas podem mudar com o tempo? Se você quer manter o carro o maior período possível com consumo e desempenho ótimos, existem alguns cuidados importantes.
O primeiro é contar sempre com um combustível de qualidade. Embora um pouco mais caras, as gasolinas premium são mais eficientes na combustão e aumentam a durabilidade do motor, virando uma economia lá na frente.
Outra dica interessante é evitar um esforço desnecessário ao carro quando, como forçar rotações e andar em marchas mais baixas do que a velocidade pede. Isso causa um desgaste extra de peças do motor, que precisarão ser trocadas precocemente.
Escolha o melhor seguro auto
Por fim, que tal ter garantia completa de que seu veículo e você estarão protegidos em qualquer situação? Contratar um seguro auto evita dores de cabeça com estragos e acidentes, oferecendo assistência rápida, conserto e até a troca em determinados casos.
Se você não quer lidar com a burocracia de seguros tradicionais, as opções online facilitam muito esse processo, permitindo que você tenha um serviço adaptado às suas condições e necessidades.
Com um bom seguro auto, obrigações legais resolvidas e muito carinho, seu primeiro carro pode acompanhar você por muito tempo e em várias aventuras!
Quer saber como comparar as ofertas das melhores seguradoras e contratar o seu Seguro Auto sem burocracia? Saiba como o Auto Compara simplifica esse momento!