Não há nada mais frustrante do que perceber aquele arranhão no carro. Muitas vezes, ele surge como resultado de uma pequena colisão, um descuido ao estacionar ou até mesmo um galho no caminho.
Além de comprometer a estética do veículo, os arranhões podem influenciar o valor do automóvel e, até mesmo, abrir espaço para o surgimento de danos maiores, como a corrosão da lataria.
A boa notícia é que, com algumas dicas simples e práticas, você mesmo pode remover a maioria dessas marcas. Neste conteúdo, compartilharemos 5 dicas que o ajudarão a lidar com esses problemas de forma eficaz. Confira!
O que pode causar arranhões no carro?
Eles podem acontecer em situações comuns do dia a dia. Por exemplo, estacionar muito próximo a outros veículos aumenta as chances de arranhões acidentais, já que o motorista do carro ao lado, ao abrir a porta do veículo dele, pode atingir o seu. Também são comuns colisões leves em engarrafamentos ou ao manobrar em espaços apertados.
Detritos que ficam na estrada — como pedrinhas — podem danificar a pintura, assim como galhos de árvores em vias estreitas ou ao estacionar próximo a áreas arborizadas. E até mesmo na hora de lavar o carro podem surgir arranhões, caso esponjas ásperas e panos sujos sejam utilizados. Cuidado nunca é demais nessas circunstâncias.
Onde os arranhões podem aparecer no carro?
Existem diversos locais em que eles podem surgir, especialmente nas áreas mais expostas. Sem dúvidas, a lataria é a mais afetada, principalmente portas e capô, que estão mais suscetíveis a colisões e contatos acidentais.
O arranhão no para-choque também é muito comum, principalmente quando há pequenas colisões ao manobrar. Os retrovisores e maçanetas também são áreas comuns para arranhões, geralmente devido ao contato com outros veículos ou ao abrir e fechar das portas em espaços apertados.
Além disso, o teto e o porta-malas podem ser riscados por galhos, sujeira ou objetos transportados que entram em contato com a pintura.
Como remover arranhões no carro?
Agora que você já entendeu os principais motivos e onde o arranhão no carro costuma aparecer, mostraremos as 5 dicas para remoção ou, pelo menos, redução dessa marca na pintura do seu veículo. Continue!
1. Analise a profundidade
Antes de iniciar o processo para tentar tirar arranhão do carro, é importante avaliar a profundidade do risco. Os superficiais — aqueles que atingem apenas a camada de verniz — são mais fáceis de remover.
Contudo, os mais profundos podem chegar até a camada de tinta ou ao primer. Nesse caso, uma técnica avançada ou ajuda profissional são, geralmente, as melhores alternativas.
2. Use eliminador de riscos
Para arranhões leves, o eliminador de riscos é uma solução prática e acessível. Esse produto ajuda a disfarçar e até remover pequenas marcas na pintura. No mercado existem várias opções disponíveis.
Aplique uma pequena quantidade sobre o arranhão, espalhando suavemente com um pano de microfibra em movimentos circulares. O movimento deve ser repetido até que a marca comece a desaparecer. Em alguns casos, você pode aplicar um pouco mais da solução removedora para garantir um melhor acabamento.
3. Faça o polimento
Uma técnica eficaz para remover arranhões superficiais e médios é o polimento. Ele ajuda a restaurar o brilho da pintura e a suavizar pequenas imperfeições.
Nesse sentido, utilize um produto polidor e aplique com uma flanela macia. Faça movimentos circulares com leveza e evite excessos para não prejudicar a camada de verniz.
4. Lave e faça a secagem correta
Uma boa lavagem é importante antes e após remover os arranhões. Portanto, use água e sabão neutro para fazer essa limpeza. Jamais utilize esponjas ásperas que possam causar novos riscos.
Após lavar o veículo, seque-o com um pano de microfibra para evitar manchas e garantir um acabamento impecável.
5. Aposte no uso de cera de alto brilho
Para finalizar o processo, aplicar uma cera automotiva de alto brilho ajuda a proteger a pintura e a realçar o brilho do veículo. Esse produto cria uma camada de proteção que minimiza o impacto de futuros arranhões. Dessa forma, seu uso também contribui para a manutenção e a aparência renovada do carro por mais tempo.
Vale lembrar que o uso indiscriminado desse produto pode causar manchas de difícil remoção, levando à necessidade de mais reparos. Portanto, lembre-se de aplicar a quantidade de cera indicada pelo fabricante, sem abusar do produto. Tanto para aplicar, quanto para remover o excesso de cera, utilize um pano limpo e macio.
O que ajuda a prevenir os arranhões no carro?
Alguns cuidados básicos podem ser adotados se você deseja evitar que o seu carro seja arranhado. Por exemplo:
- tenha atenção ao manobrar, especialmente em áreas muito estreitas e com outros veículos ao redor;
- procure estacionar em vagas amplas, evitando deixar o carro muito próximo a outros;
- evite parar o veículo embaixo de árvores e plantas com galhos que podem arranhá-lo;
- utilize uma capa de proteção quando o carro for ficar estacionado por um período longo;
- utilize esponjas específicas ou panos de microfibra para fazer a limpeza de rotina.
Por fim, se você procura por uma assistência para pequenos reparos, a Assistência helpS pode ser uma boa solução. Clientes Santander que contratam o seguro do seu carro pelo Auto Compara têm valores atrativos para esse produto. Adquira o seu seguro no Auto Compara com débito em conta corrente Santander e garanta o benefício.
Confira os serviços helpS:
- reparos de arranhões;
- execução de serviços de martelinho de ouro;
- funilaria e pintura;
- funilaria convencional.
Por fim, proteger e remover arranhão no carro pode ser simples, desde que técnicas apropriadas sejam aplicadas, tomando os devidos cuidados. Ao adotar essas práticas, você mantém seu veículo com a aparência renovada e preserva seu valor ao longo do tempo.
Gostou dessas dicas? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas sejam beneficiadas!