Mesmo tendo muito cuidado, quando você menos esperava, aconteceu: uma batida de carro trouxe danos ao seu veículo. Ao entrar em contato com a seguradora, informaram a necessidade de fazer uma vistoria de sinistro. Mas afinal, o que é esse processo?
Ao contratar um seguro para veículos, todo automóvel passa pelo processo de vistoria, exceto se você adquiriu um carro zero km. O que muita gente acha é que esse tipo de análise é feito apenas no momento da contratação.
Só que, na verdade, as seguradoras também pedem a vistoria para os casos de sinistro. Neste post, vamos explicar como funciona esse processo e o que esperar dele!
O que é vistoria de sinistro e quando é necessária?
A vistoria de sinistro é realizada quando acontece algum acidente que faz parte da cobertura do seguro. O objetivo é avaliar os danos sofridos para garantir a indenização adequada para o caso.
Sendo assim, para quem tem um seguro auto ativo, é nesse momento que a seguradora vai realizar a verificação dos prejuízos que o veículo sofreu após a colisão. Com base no tipo de dano e na gravidade dos impactos, a indenização será calculada.
Por esse motivo, quando você entrar em contato com a seguradora para informar sobre o que aconteceu com o veículo, o processo de vistoria será agendado. É assim que você pode ter certeza de que o que foi definido na apólice será cumprido, conforme o tipo de cobertura que foi contratado.
Como funciona a vistoria em caso de sinistro no seguro auto?
Na vistoria em caso de sinistro para danos sofridos em um automóvel, a seguradora realiza a apuração dos danos, etapa em que é necessário fazer o depoimento do que aconteceu. Nessa hora, você precisará apresentar da forma mais precisa possível os detalhes do episódio, para que a empresa fique a par de toda a situação.
A natureza dos danos, a extensão dos prejuízos sofridos e como ocorreu o problema são informações relevantes para a vistoria. Além disso, esses detalhes são necessários para registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre o evento.
Depois disso, a seguradora vai avaliar não apenas o veículo, como também os documentos, para se certificar de que o caso seja um sinistro previsto na apólice. Se sim, após a perícia de sinistro, será iniciado o processo de indenização e recuperação dos prejuízos da pessoa que contratou o seguro.
Quais são as informações sobre essa vistoria?
Quer entender melhor o que esperar da vistoria de sinistro? Confira, em detalhes, cada etapa do processo após entrar em contato com a seguradora informando que bateu o carro!
Agendamento
Ao relatar para a empresa o episódio que trouxe danos ao veículo, a seguradora vai realizar o agendamento da vistoria. Após a abertura de aviso de sinistro, é comum que seja dado um prazo de alguns dias para que ocorra a análise e a apuração dos danos.
Avaliação de danos
Na data definida com a seguradora para fazer a análise da situação, técnicos especialistas, em um estabelecimento credenciado pelo DETRAN, vão fazer uma avaliação dos danos externos e internos que o veículo sofreu para verificar o sinistro. Essa é a etapa fundamental para acionar o seguro e receber a indenização.
Registro das informações
Durante a avaliação da situação, você precisa fornecer todas as informações relacionadas ao episódio para que a seguradora tenha o máximo de compreensão sobre o ocorrido. Todos esses dados são registrados e documentados para o acionamento do seguro.
Além disso, os documentos do segurado e do veículo são analisados nessa etapa para concluir o registro das informações relacionadas ao sinistro.
Cálculo da indenização
Se confirmado o sinistro, quem contratou o serviço de seguro auto tem direito ao recebimento da indenização. Esse valor corresponde ao que foi estabelecido na apólice e ao tipo de dano que o veículo sofreu.
Tempo de processamento
Por fim, é iniciado o tempo de processamento das informações relatadas na análise de ocorrência de sinistro para a liberação da indenização. Cada seguradora vai informar um prazo para finalizar essa etapa.
O que fazer em contestação da vistoria?
Os resultados da vistoria, prevista na contratação do seguro de carro, em caso de sinistro podem ser negativos. Isso significa que houve alguma inconsistência nos dados e a seguradora não liberou a indenização.
Apesar disso, o proprietário consegue contestar a vistoria. Para ter sucesso nesse processo, o ideal é seguir aos requisitos, como:
- identificar as razões do indeferimento;
- chegar se não foi erro de cadastro ou de documentação;
- analisar possíveis mudanças em casos de limites legais;
- entrar em contato com a seguradora e solicitar novamente o seguro.
Quais as consequências de não realizar a vistoria em caso de sinistro?
Sem a vistoria de sinistro, não é possível receber pelo seguro. Afinal, a seguradora não tem informações suficientes para a liberação da indenização, o que impede o acionamento da cobertura do seu carro. Sendo assim, pular essa etapa de avaliação dos danos pode gerar consequências no pagamento dos direitos do segurado, assim como no cálculo do valor correspondente aos prejuízos causados pelo evento.
Além disso, se você não realizar a vistoria de sinistro, isso significa que não está contribuindo para o processo de transparência e parceria com a seguradora. Com isso, fica mais difícil desfrutar de todos os benefícios de fazer a contratação de um seguro para aumentar a proteção do seu veículo e ter mais tranquilidade ao dirigir.
Agora, você sabe como funciona a vistoria de sinistro! Então, não deixe de procurar a seguradora e contribuir com todo o processo de exame e avaliação dos danos que o veículo sofreu depois de uma batida de carro. É com atenção aos procedimentos-padrão dos serviços da empresa que você contratou que é possível consolidar seu relacionamento com a seguradora e obter um bom retorno do seu investimento em uma apólice de seguro auto.
As informações que apresentamos aqui foram úteis para você? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam como funciona o processo de vistoria de sinistro em caso de batida de carro!