A vistoria para seguro é um processo de análise que toda seguradora vai realizar para garantir a contratação de um seguro para automóveis. Mas você sabe como funcionam as etapas desse procedimento?
Desde os documentos do carro até o próprio veículo passam por uma vistoria. Desse modo, é possível garantir que as informações registradas sejam verdadeiras e promover mais segurança para o contratante e a seguradora.
Neste post, vamos entender melhor como funciona esse processo e por que é importante que o seu veículo passe pela vistoria para seguro!
Para que serve a vistoria para a contratação de seguro?
A vistoria para seguro auto é um procedimento que ocorre antes da contratação de um seguro. O objetivo é garantir que as características e o estado do veículo sejam registrados antes de iniciar a vigência da apólice, de modo a proteger o segurado e a seguradora.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) regulamenta a vistoria de veículos para a contratação do seguro na Fls. 3 da CIRCULAR nº 251, publicada em 15 de abril de 2004. Esse é um processo muito importante para registrar as condições gerais do carro, uma vez que, em caso de avaria em peças, acessórios e demais componentes do veículo, a cobertura do seguro pode ser impedida ou alterada.
A vistoria é realizada pela seguradora antes da assinatura do contrato do seguro e do início do período de vigência. Ao longo desse processo de investigação pela seguradora, é feita a análise dos documentos do veículo, estado de conservação e presença de acessórios e equipamentos.
Ou seja, a ideia é assegurar que não existem problemas no carro que comprometam a cobertura do seguro para o automóvel. Só assim poderá ser finalizada a assinatura do contrato.
Como a vistoria para a contratação de seguro é feita?
A análise do veículo para vistoria pode ser feita de forma virtual, na seguradora ou em um posto certificado. Independentemente do modo como o procedimento é realizado, ela conta com a avaliação de um especialista vistoriador.
Quando há uma visita ao local do veículo, o especialista vai avaliar cada detalhe das partes internas e externas do carro, registrando as observações. Já no formato virtual, a vistoria é feita com a fotografia das partes indicadas, geralmente, por meio de um aplicativo de celular ou conversando diretamente com alguém que responde pela seguradora.
A partir dessa análise, haverá a constatação de problemas ou não com o automóvel. Com isso, a contratação do seguro auto será aceita ou recusada.
O que é vistoriado?
O veículo e os seus documentos passam pela vistoria para seguro de automóveis. A seguir, confira os principais componentes que passam pela vistoria para seguro!
Condições mecânicas e internas
A parte mecânica do veículo é analisada, assim como os componentes, incluindo os bancos, painel e acabamentos. Esse cuidado é importante, já que problemas crônicos no motor ou em outras partes do carro podem aumentar o índice de sinistralidade, o que afeta o contrato de seguro auto.
Carroceria
Da mesma maneira, a parte externa do veículo passa pela vistoria. Arranhões, ferrugem, amassados e demais avarias podem influenciar na valorização do automóvel e, consequentemente, no valor da indenização.
Vale a pena destacar que mudanças feitas no veículo também são consideradas no processo de vistoria. Rebaixamento, instalação de equipamentos, blindagem e outras alterações influenciam as condições do seguro.
Documentos do veículo
Durante a vistoria, você vai ter que apresentar alguns documentos para garantir a originalidade do veículo e possibilitar a análise das condições para a contratação do seguro.
Os documentos do veículo que devem ser apresentados à seguradora são o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), conhecido também como licenciamento, o Registro Nacional do Veículo (RENAVAM), código de 11 dígitos que está na primeira linha do CRLV-e.
A partir desses documentos, é possível conhecer o estado do veículo e a sua regularidade. O RENAVAM, por exemplo, pode ser usado para fazer uma consulta das multas e pendências sobre o automóvel.
Número do chassi
O número do chassi é a identidade de um carro, que geralmente está presente em algum componente do motor, na carroceria, ou até mesmo nos vidros. Trata-se de uma sequência com 17 caracteres, que apresenta códigos relacionados ao ano de fabricação, modelo, região, dígito verificador e demais detalhes sobre o veículo.
Com a análise do número de chassi, é possível garantir que o automóvel não foi alvo de fraude, roubo ou qualquer tipo de alteração. É por isso que essa etapa garante a originalidade do veículo e diminui a desconfiança.
Emplacamento e histórico
O emplacamento também é analisado durante a vistoria, garantindo a associação do veículo ao proprietário. Frequências de infrações de trânsito, incidências de multas e demais detalhes sobre o uso do automóvel são considerados para a decisão da autorização do seguro.
Quando a vistoria para seguro é obrigatória?
Existem alguns casos em que a vistoria para seguro de automóvel é obrigatória. Em geral, o processo é necessário para:
- contratação do seguro para carros usados — a vistoria é sempre realizada antes de dar início à cobertura;
- mudança de seguradora — a maioria das empresas prefere fazer uma vistoria própria, em vez de aproveitar processos anteriores, mas a decisão varia de seguradora para seguradora;
- exame de cobertura adicional — as condições do automóvel devem ser avaliadas para garantir a possibilidade de adicionar outros tipos de cobertura ao seguro contratado;
- renovação do seguro — se o veículo vistoriado não passar pela renovação do seguro dentro do prazo vigente, uma nova vistoria é exigida.
Carros zero km, por serem retirados diretamente da fábrica ou concessionária, não precisam passar pelo processo de vistoria para a contratação do seguro, pois a garantia do seu ótimo estado é ratificada pela montadora.
Ao contratar seu seguro no Auto Compara, como será a vistoria?
No Auto Compara, você encontra comodidade do início ao fim. O processo de vistoria é realizado pelas seguradoras parceiras de forma online, na residência do contratante ou em postos autorizados. Desse modo, fica mais fácil finalizar as etapas e dar início ao seu contrato de seguro.
Com o Auto Compara, você tem mais segurança e economia ao contratar o seguro para o seu veículo. Todas as etapas de contratação são confiáveis, práticas e eficientes, inclusive a vistoria para seguro — tudo isso para oferecer o melhor em termos de cobertura para o veículo e toda a família!
Quer saber mais sobre o processo de contratação de seguro para automóveis? Entre em contato com o Auto Compara, tire todas as suas dúvidas e encontre as melhores opções!