Estar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em dia é imprescindível para a manutenção e regularização de seu veículo. No entanto, nem sempre isso é possível, especialmente quando o orçamento está apertado. Nesse caso, o parcelamento de IPVA atrasado pode ser a melhor alternativa para regularizar a sua situação.
O IPVA atrasado deixa o motorista sujeito a multas, juros e até mesmo ao risco de apreensão do veículo. Ao parcelar o pagamento desse imposto, você pode voltar a transitar com mais tranquilidade e segurança, além de evitar o comprometimento de suas finanças.
Quer uma ajuda para entender como pagar IPVA atrasado? Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber para evitar problemas com o Detran. Confira!
O que é IPVA?
O IPVA é um imposto obrigatório para os proprietários de veículos, como carros, motos e caminhões, que deve ser pago anualmente para o governo estadual.
Ele é calculado com base no valor do veículo e é recolhido com a finalidade de custear diversos serviços públicos, como infraestrutura viária, segurança no trânsito e investimentos em transporte público. Além disso, parte da arrecadação também é direcionada aos municípios, contribuindo para melhorias locais.
O pagamento do IPVA garante a legalização e regularização do seu veículo, evitando que você receba multas ou sofra a apreensão do bem. Além disso, também, contribui para o bem-estar da sociedade, visto que esses recursos são revertidos em benefícios que impactam a qualidade de vida de todos os usuários das estradas e ruas do país.
Como parcelar o IPVA atrasado?
Se você está com o seu IPVA atrasado e deseja parcelá-lo, a primeira coisa a se fazer é acessar o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) ou do Detran do seu estado.
Na página “Dívida Ativa da Procuradoria”, siga o passo a passo:
- clique em “Consultar”;
- depois, em “Consultar Débitos”’, para verificar qual é o valor devido;
- escolha a opção “Pagar”;
- selecione como opção de pagamento o “Parcelamento”.
A partir de então, você poderá analisar qual é a melhor opção de parcelamento para o seu bolso. As parcelas podem ser pagas por boleto em até 10 ou 12 vezes, dependendo do seu estado.
É necessário gerar o documento de adesão ao acordo e as guias de pagamento. Por último, os boletos podem ser quitados em agências bancárias, por meio do internet banking ou em casas lotéricas. Lembre-se de pagá-los respeitando a data de vencimento de cada parcela.
Outra alternativa para pagar o licenciamento atrasado é por meio de empresas credenciadas pelo estado. Nelas, você pode parcelar a dívida em até 12 vezes no cartão de crédito.
Quais são as vantagens de parcelar o IPVA atrasado?
Pagar o IPVA atrasado parcelado é uma ótima alternativa para aqueles momentos em que o seu orçamento está apertado, mas você quer honrar com os seus compromissos. Essa opção de pagamento permite a diluição do valor total em várias prestações, o que facilita a quitação da dívida, tornando-a mais acessível para o seu bolso.
Uma vez que o imposto é parcelado, você evita a apreensão do veículo, que pode ocorrer em caso de atraso no pagamento, garantindo a regularização e legalização do automóvel.
Também não serão cobradas multas e juros adicionais, fator que faz do parcelamento uma opção mais conveniente, já que impede o acúmulo de débitos.
O atraso do pagamento do IPVA representa um grande transtorno, pois a circulação de veículos nessa condição é proibida, o que pode se tornar uma dor de cabeça ainda maior quando você depende dele para trabalhar e ou tem outras atividades importantes do seu dia a dia.
Com o parcelamento de IPVA atrasado você ganha flexibilidade, podendo quitar a dívida conforme as suas possibilidades financeiras, voltando a circular com o veículo normalmente, sem medo de sofrer penalidades.
Quer viajar mais? Confira 6 dicas para viajar com segurança e sem preocupações!