Quando você está dirigindo e o seu carro para repentinamente, pode ser indício de que uma pane elétrica ocorreu, o que interrompe o funcionamento e requer reparos adequados. É aí que surge a preocupação com os gastos relacionados ao conserto e com a indisponibilidade do veículo por tempo indeterminado.
Nesse cenário, contar com um seguro auto é de grande ajuda, já que o suporte oferecido por esse serviço permite solucionar o problema rapidamente. Assim, é possível reduzir os impactos do imprevisto no seu dia a dia e no seu bolso.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, vamos explicar melhor o que é uma pane elétrica, quais são as suas causas e como o seguro pode ser vantajoso nessa situação. Confira!
O que é uma pane elétrica no carro?
Uma pane elétrica consiste em uma falha ou interrupção no sistema elétrico do veículo. Quando ela ocorre, algumas ou todas as funções que necessitam de eletricidade podem deixar de funcionar.
A partir desse evento, surgem problemas no carro, como dificuldades para dar a partida, perda de iluminação, falhas em sistemas de segurança, entre outros problemas que impedem o seu funcionamento pleno. Desse modo, a situação exige a avaliação e o conserto por profissionais qualificados.
Quais são as suas causas?
No geral, a pane elétrica está associada ao sistema de alimentação do veículo, o que pode incluir desde anormalidades na bateria até no alternador. Entenda, a seguir, quais são as principais causas desse problema.
Bateria fraca
A bateria é responsável por fornecer energia para dar partida no motor e alimentar os sistemas elétricos do veículo. Ao longo do tempo, ela pode perder sua carga naturalmente, devido a processos de autodescarga. Quando está fraca, as funções elétricas são interrompidas, impedindo o arranque do motor e causando a pane elétrica.
Nas baterias automotivas, à medida que você utiliza o carro, elas se deterioram gradualmente. Esse processo leva a uma redução na capacidade de armazenamento, tornando-a mais vulnerável a descargas rápidas.
O uso excessivo de dispositivos elétricos, como luzes, ar-condicionado, rádio e sistemas de entretenimento, sem o correto recarregamento, também pode acelerar a descarga. Até mesmo as temperaturas extremas influenciam negativamente nesse processo.
Defeitos no alternador
O alternador produz a energia que recarrega a bateria do automóvel e supre todos os sistemas elétricos enquanto o motor está em operação. Essa função é executada por uma correia conectada à polia do motor. Se estiver com defeito ou com componentes desgastados, não é possível gerar energia para manter a bateria carregada e os recursos elétricos ativos.
Fusíveis queimados
Os fusíveis protegem os sistemas elétricos do carro. Caso um deles queime, pode acontecer a interrupção de um circuito e resultar em uma pane elétrica.
Curto-circuito
Provocado por dois fios elétricos que entram em contato direto, o curto-circuito cria um caminho de baixa resistência para a corrente elétrica, o que pode causar o desligamento de um sistema ou, até mesmo, um incêndio no veículo.
Como identificar os primeiros sinais da pane elétrica?
Para identificar uma pane elétrica rapidamente no seu carro, é importante observar o funcionamento dos sistemas que usam eletricidade no veículo. Por exemplo:
- verifique se há dificuldade para dar partida;
- observe se as luzes do painel estão acesas ou piscando;
- cheque se o rádio, ar-condicionado e demais aparelhos estão funcionando adequadamente;
- confira o funcionamento e a força da luz dos faróis;
- use um multímetro para verificar a voltagem da bateria.
Quais são as consequências para o veículo?
Ao sofrer uma pane elétrica, o veículo pode apresentar uma série de falhas que comprometem o seu funcionamento. Acompanhe, abaixo, as consequências mais comuns!
Parada do veículo
Em casos mais graves, a pane elétrica pode resultar na parada repentina do veículo, impedindo o deslocamento do condutor. O problema pode ocorrer durante a condução, o que pode ser perigoso — especialmente se você estiver transitando em uma estrada movimentada —, já que pode causar acidentes e, se houver seguro auto, sinistros.
Perda de funcionalidades
Devido à falha dos sistemas elétricos, a tendência é que várias funcionalidades do carro deixem de funcionar, como as luzes (faróis, lanternas e luzes de freio), os sistemas de ignição, dificultando a partida do motor, e os componentes eletrônicos (sistema de áudio, ar-condicionado e navegação).
Falta de segurança
A sua segurança pode estar em risco ao utilizar um veículo com falhas elétricas. Isso porque o problema afeta itens essenciais, como freios ABS, airbags, controle de estabilidade e demais dispositivos de segurança.
Prejuízos financeiros
O conserto de uma pane elétrica pode gerar custos significativos, tanto para fazer a manutenção corretiva do sistema elétrico quanto para substituir componentes danificados, ocasionando um desfalque inesperado no seu orçamento.
Inconvenientes
Além dos aspectos financeiros, um defeito elétrico impede o uso do veículo. Logo, você terá que buscar outra opção de transporte para realizar as suas atividades diárias enquanto ele é consertado.
Quanto custa o conserto de uma pane elétrica na oficina?
Os custos para consertar uma pane elétrica podem variar de acordo com a gravidade do problema. Quando é necessário trocar o painel do carro, por exemplo, os gastos podem ser acima de R$ 1.000,00.
Vale a pena considerar também que existe o valor da mão de obra e a possibilidade de precisar trocar mais peças ou reparar outros sistemas. Sendo assim, o conserto particular de uma pane elétrica na oficina pode gerar prejuízos de mais de R$ 3.000,00 para um veículo que não tem seguro auto.
Como prevenir uma pane elétrica?
A prevenção de uma pane elétrica depende diretamente da conservação do veículo e, principalmente, da bateria. Portanto:
- evite sobrecarregar a bateria;
- mantenha a revisão do carro em dia;
- proteja os sistemas elétricos da umidade;
- troque a bateria do carro ao notar sinais de desgaste;
- fique sempre de olho nos sinais do painel.
Por que contratar um seguro automotivo?
A contratação de um seguro automotivo pode evitar os impactos causados por uma pane elétrica, uma vez que pode solucioná-la rapidamente, conforme o tipo de cobertura adquirida. Isso porque a maioria das seguradoras oferece assistência 24 horas, que pode ser acionada em casos de emergência, como é o caso de falhas elétricas.
Se o seu veículo não puder ser consertado no local, o seguro pode cobrir os custos de reboque até a oficina mais próxima ou de sua escolha e até mesmo os custos de um chaveiro para resolver a situação de travamento da porta, se houver. Há, ainda, a opção de carro reserva, para que você não fique a pé enquanto o seu veículo está no conserto.
Para ter toda a assistência necessária, é imprescindível contar com o seguro de carro ideal para o seu perfil. Nesse sentido, o Autocompara, plataforma online de cotação e comparação de seguros, é de grande utilidade. Com ele, você pode cotar, comparar e contratar planos virtualmente, de forma ágil e prática.
Em geral, uma pane elétrica pode trazer impactos significativos para o automóvel e o seu dia a dia. Afinal, acarreta despesas inesperadas, pode colocar a sua vida em risco e atrasa as atividades de rotina, como se locomover para o trabalho ou viajar. Com um seguro auto, basta acionar a seguradora para receber a assistência de profissionais especializados, reparar o problema e garantir que seu carro volte a funcionar em segurança.
Quer mais comodidade diante de imprevistos com o seu carro? Acesse o Autocompara, faça sua cotação e conheça as vantagens!