Quando um veículo é levado para fazer uma revisão periódica, é normal que o mecânico faça o alinhamento e balanceamento dos pneus. Mas será que os motoristas sabem qual é a real importância de cada procedimento?
Quando o profissional fala sobre esse tipo de manutenção, sempre surgem dúvidas sobre o que precisará ser feito. Porém, é preciso saber que realizar esse tipo de serviço é crucial para aumentar a vida útil das rodas e dos componentes da suspensão. Por isso, é necessário ficar precavido e entender cada procedimento realizado no veículo.
Essas são duas ações essenciais para manter o carro em boas condições de funcionamento e segurança. Assim, se você quiser saber mais sobre o que é alinhamento e balanceamento, continue a leitura deste post!
O que é alinhamento?
O alinhamento é um procedimento realizado para fazer o ajuste do ângulo das rodas do carro, para que elas permaneçam paralelas entre si. Podemos afirmar que é essa manutenção que faz com que o veículo fique mais responsivo na direção e seja seguro na hora de passar pelas curvas.
A técnica também é utilizada para garantir que o volante fique centrado, sem puxar para algum dos lados da pista. Outro benefício obtido é o da economia de combustível, uma vez que o contato com o chão é uniforme — não exigindo mais força do que o necessário para o motor. Por fim — e o mais importante de tudo —, as molas, os amortecedores e os pneus são preservados.
Quais são os tipos de alinhamento?
Existem três tipos de alinhamentos realizados pelas oficinas nos pneus dos automóveis. Veja abaixo quais são eles!
Manual
No alinhamento manual — também chamado de normal —, o ajuste é feito por meio da regulagem das rodas dianteiras. Tal regulagem é realizada nos parafusos de fixação dos pivôs das bandejas.
A laser
O método a laser oferece aos motoristas uma precisão maior que os procedimentos considerados convencionais. Vale salientar que o objetivo desse alinhamento é fazer com que as rodas do veículo fiquem o mais próximas possível de seu projeto original — essa opção é considerada como avançada.
Alinhamento 3D
A máquina que fazer o alinhamento em 3D conta com uma tecnologia avançada para coletar informações precisas do veículo, alinhando as rodas de maneira perfeita.
Como foi possível perceber, todos esses procedimentos de alinhamento seguem um princípio semelhante, mas a principal diferença entre eles está na tecnologia utilizada.
O que é balanceamento?
Ao longo da vida útil de um pneu, ele não se mantém, necessariamente, no formato original. Com o passar do tempo, o diâmetro — que é a medida da circunferência do item — é alterado, e isso faz com que exista um desgaste que torna o pneu irregular.
O balanceamento é usado para corrigir esse problema. A ideia principal é recuperar o equilíbrio, colocando contrapesos de chumbo nas rodas para aumentar a estabilidade.
Quando um automóvel precisa de balanceamento, pode ser sentida uma trepidação no volante — e isso, geralmente, acontece quando o carro atinge uma velocidade acima dos 30 km/h.
Outra ação que pode ser realizada juntamente com o balanceamento é o rodízio de pneus.
Quais são os tipos de balanceamento?
Um ponto importante a ser destacado sobre o balanceamento de veículos é que existem dois procedimentos diferentes que podem ser realizados:
- balanceamento estático: realizado com o carro parado e dentro da oficina ou loja especializada;
- balanceamento dinâmico: realizado com o carro em movimento — sendo possível verificar qual é o problema para, então, realizar o balanceamento.
Essas são as duas opções, e ambas são boas. Apenas o mecânico saberá qual é a técnica a ser usada em determinado veículo.
Quais sinais indicam que o seu carro precisa de alinhamento e balanceamento?
Para saber qual é o momento certo de fazer tais manutenções no carro, é preciso considerar alguns critérios e sinais. Veja abaixo quais são eles!
Vibração no volante
Quando o volante vibra ou trepida, é preciso ter atenção a outras sensações, como:
- tremores;
- barulhos estranhos;
- sensação de instabilidade.
Esses sinais mostram que está na hora de fazer o balanceamento e alinhamento. Isso pode acontecer nas curvas ou, inclusive, na estrada reta. O próprio condutor conseguirá saber que tem algo de errado com o carro — e esse é o momento ideal para procurar uma oficina.
Desgaste irregular dos pneus
Trocar um pneu furado pode fazer com que o alinhamento seja desfeito. Dessa forma, acontecerá o desgaste irregular dos pneus — ou seja, um vai gastar mais que o outro.
Quando isso acontecer, ainda que o alinhamento e balanceamento tenham sido realizados a pouco tempo, saiba que será preciso refazê-los.
Carro puxando para um lado
Ao dirigir o veículo e soltar o volante, o carro deve se manter estável — isso é o correto, mas nem sempre acontece. Em alguns casos, o volante puxa para um lado da pista, e o veículo poderá ir para a direita ou esquerda. Se for esse o caso, será necessário fazer o balanceamento e alinhamento.
Em algumas situações, o problema estará na pressão entre os pneus. Para que seja feita a manutenção correta, nada melhor do que procurar uma oficina mecânica especializada para fazer o diagnóstico preciso da situação.
Qual é a importância de seguir as recomendações do manual do veículo?
O manual do carro informa a quilometragem necessária para realizar a revisão. O ideal, portanto, é analisar qual é o período de manutenção preventiva para que o veículo transite com segurança pelas rodovias.
Agora que você já sabe o que é alinhamento e balanceamento, não deixe de levar o seu carro a uma oficina caso perceba alguma diferença na hora de dirigir.
Se já fizer revisões periódicas conforme a orientação do manual, não deixe de levar o veículo no tempo certo na concessionária. Dessa forma, você evitará desgastes nos pneus e determinados acidentes que podem acontecer pelas rodas estarem com algum problema.
Gostou do nosso post sobre o balanceamento e alinhamento dos pneus do automóvel? Aproveite para conferir algumas dicas para ter uma viagem segura e sem preocupações!