A moto elétrica é sustentável, prática e estilosa. É um veículo inovador, cada vez mais presente nas ruas de grandes e pequenas cidades.
Mas por ser uma tecnologia relativamente nova, muita gente se pergunta se vale a pena ter uma moto elétrica. É isso que vamos esclarecer neste post.
Continue a leitura para conhecer as 4 principais vantagens da moto elétrica!
O que são as motos elétricas?
As motos elétricas, como o próprio nome sugere, são movidas à base de energia elétrica. Desse modo, não precisam ser abastecidas com gasolina, etanol ou demais combustíveis.
Com uma bateria recarregável, é possível dirigir um veículo com mais economia, principalmente em ambientes urbanos. Por este motivo, a moto elétrica se mostra como uma opção promissora e eficaz para as grandes cidades.
Além disso, as baterias estão se tornando cada vez mais eficientes, aumentando o tempo que a moto elétrica pode rodar com uma carga de bateria.
É importante destacar que uma motocicleta elétrica não é a mesma coisa que um veículo ciclomotor. Nesse caso, a moto pode ultrapassar os 50 km/h e é necessário ter a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir, segundo a Resolução 996/2023 do Conselho de Trânsito (Contran).
Quais as vantagens das motos elétricas?
Apenas em 2022, as vendas de moto elétrica aumentaram cerca de 346% no Brasil, segundo o InsideEVs da UOL. Essa popularização do veículo, em especial do tipo scooter elétrico, se deve aos diversos benefícios que apresenta para a circulação no dia a dia.
A seguir, conheça as vantagens de escolher as motos elétricas para a sua garagem!
1. Economia de combustível
Você não vai mais precisar se preocupar com a variação do preço da gasolina ou do etanol. Com o veículo elétrico de duas rodas, basta recarregar a bateria em casa ou em uma estação prórpia para este tipo de veículo.
Como o preço da energia é mais baixo que os combustíveis tradicionais, você acaba tendo uma economia no dia a dia. Afinal, cerca de 100 km em uma moto elétrica usa por volta de 2 kWh, o que geralmente corresponde a até R$ 3,00 na conta de luz. O mesmo percurso gasta aproximadamente 2,5 litros de gasolina, ou seja, uma média de R$ 13,00 atualmente.
2. Baixo custo de manutenção
As motos elétricas também apresentam menores custos de manutenção, o que é mais um ponto positivo para a redução de gastos no dia a dia.
Isso porque o motor elétrico tem poucos componentes móveis, exigindo menos troca de peças, entre outros fatores.
3. Diminuição da poluição do ar e sonora
O uso de uma bateria recarregável é uma opção mais sustentável para o meio ambiente. Assim, é possível reduzir a emissão de gases que poluem a atmosfera e contribuem para eventos como as mudanças climáticas.
A poluição sonora também é diminuída com a motocicleta elétrica. Esse veículo é mais silencioso, o que pode ajudar até mesmo na redução do estresse ao dirigir livre dos barulhos do motor.
4. Tecnologia avançada
O motor elétrico eficiente é uma tecnologia inovadora no setor de transporte. Embora esse tipo de veículo tenha mais de 2 séculos de criação, uma moto movida a energia elétrica com potência semelhante a de um veículo abastecido com combustível, é novidade das últimas décadas.
É possível fazer um seguro para moto elétrica?
É totalmente possível fazer um seguro para moto elétrica. Assim, o seu veículo fica mais protegido e você pode andar com mais tranquilidade nas ruas, com os riscos cobertos por uma boa seguradora.
O seguro contra roubo e furto para moto é uma excelente opção para este tipo de veículo. Pois ele te assegura em caso de imprevistos. Hoje no Brasil cerca de 4 motos são roubadas por dia em todo território nacional. Então, ter uma seguro contra roubo e furto para moto se faz extremamente importante nos dias de hoje.
Vale a pena destacar que o preço do seguro de moto é muito inferior aos custos que você pode ter no caso de imprevistos com o seu veículo. Dessa forma, a contratação de um bom seguro é uma forma de proteger o seu patrimônio.
A moto elétrica urbana conta com inovação, tecnologia, praticidade, economia e uma série de outras vantagens. Além disso, como a moto elétrica é ecológica, alguns estados aplicam uma alíquota mais baixa de IPVA — ou até mesmo oferecem a isenção desse imposto.
Gostou do nosso post? Faça uma cotação de seguro contra roubo e furto para moto!