Meu carro foi roubado: o que fazer? Infelizmente, essa realidade é bastante comum. Por isso, quando um roubo ou furto acontece, é importante agir rápido para aumentar as chances de encontrar o veículo.
Existem diversas medidas que devem ser adotadas para registrar o evento. Assim, as autoridades ficam atentas caso vejam o carro circulando em algum lugar, sem falar que essa informação ajuda a gerar estatísticas que vão contribuir para novas medidas de segurança pública.
Continue lendo para entender quais ações práticas adotar após ter o carro roubado ou furtado. Veja, também, o que você pode fazer para se prevenir contra o roubo e furto de carros.
O que fazer se o meu carro foi roubado ou furtado?
É verdade que chegar à constatação “meu carro foi roubado” provoca uma sensação de impotência, que vem acompanhada de muitas outras emoções e sentimentos. Mas caso isso aconteça com você, é fundamental manter a calma para agir da maneira correta.
A seguir, explicamos como você proceder se tiver o carro furtado ou roubado.
Acione a Polícia Militar
Se você tiver certeza de que o seu carro foi roubado ou furtado, a primeira atitude é entrar em contato com a Polícia Militar. O ideal é ligar imediatamente para o telefone 190 e informar o ocorrido.
Quanto mais rápido você acionar a autoridade policial, maiores serão as chances de o seu veículo ser localizado e até mesmo recuperado.
Faça o registro do Boletim de Ocorrência
Depois de informar à Polícia Militar o que aconteceu, é fundamental que você faça o registro do Boletim de Ocorrência (BO).
É esse documento que vai formalizar o roubo do carro para que você tenha provas de que foi vítima desse crime. Inclusive, o veículo roubado ou furtado pode chegar a ser utilizado pelos criminosos para outros fins ilícitos. Então, é fundamental que exista a comprovação de que você não tem nenhuma relação com o que acontecerá dali por diante.
Além disso, o Boletim de Ocorrência deverá ser apresentado à seguradora, caso você tenha um seguro de carro. Por último, o BO ajuda as autoridades a compor as estatísticas que vão direcionar os esforços em segurança pública.
Comunique a Polícia Rodoviária Federal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) oferece um serviço que gera alertas em caso de roubo ou furto de veículos. Trata-se do Sistema Nacional de Alarme (SINAL), sendo que fica a cargo da própria pessoa registrar a ocorrência.
É preciso entrar no site da PRF para incluir os dados do carro furtado ou roubado na plataforma. O objetivo é dificultar a fuga dos criminosos com o veículo, seja para outra cidade ou outro estado, já que o sistema opera de forma nacional.
Evite postar nas redes sociais
Você também já deve ter visto postagens nas redes sociais do tipo: meu carro foi roubado, me ajudem a encontrar, ou me avisem se o verem rodando por aí. Pode até parecer que isso vai ajudar a recuperar o veículo, mas na verdade essa atitude não é recomendada.
As postagens nas redes sociais são públicas, e expor contatos pessoais, como o número de telefone ou WhatsApp, além da placa do veículo, pode favorecer a ação de golpistas na internet.
Existe o risco, por exemplo, de uma pessoa dizer que encontrou o veículo e pedir uma recompensa, ou cobrar um determinado valor para revelar a localização e até mesmo para liberar o carro.
Então, se você por vítima de roubo ou furto de veículo, informe para as pessoas mais próximas de maneira individual, evitando tornar essa informação pública. Como dissemos, o que você precisa é avisar os órgãos competentes para ter o apoio da polícia na hora de procurar e encontrar o veículo.
Acione o seguro do veículo
Se o seu carro tem seguro, é fundamental que você comunique ao seu seguro que aconteceu um roubo ou furto. Você precisará ter em mão o Boletim de Ocorrência e os documentos, tanto pessoais quanto do carro.
Procure acionar a seguradora o mais rápido possível porque ela também poderá auxiliar na busca pelo seu veículo, reportando o fato à polícia para reforçar o registro dessa ocorrência. Mas se você ainda não tem seguro e gosta do seu carro, o recomendado é começar a pesquisar boas opções de proteção para se prevenir.
Solicite a restituição do IPVA
Uma dica extra que nem todo mundo sabe: você pode solicitar a restituição do IPVA se já tiver quitado o imposto e o carro for roubado ou furtado. Essa solicitação é feita pelo site da Secretaria da Fazenda de cada estado.
Como se prevenir contra o roubo ou furto de carros?
Não é novidade que o brasileiro é apaixonado por carros. Existe até mesmo uma pesquisa que já constatou esse fato, sabia? Um dos motivos para essa paixão, inclusive, é o grande esforço que o brasileiro precisa fazer para conquistar esse bem.
O problema é que existe uma discrepância entre o apego emocional do brasileiro pelo seu veículo e as medidas de proteção adotadas. Segundo o IBGE, em 2023, a frota de automóveis em nosso país era de pouco mais de 61 milhões de unidades. Porém, mais de 70% desses veículos não têm seguro.
Para mudar essa realidade, o Auto Compara está lançando a campanha “Todo brasileiro ama o seu carro”. E um dos motes da campanha é: “Trago o seu amor de volta”. Uma forma bem humorada de mostrar que com um seguro você tem a garantia do ressarcimento do seu carro em caso de roubo.
A campanha apresenta as diversas opções de planos de seguro auto para que você possa fazer simulações e escolher aquele que atende melhor às suas necessidades. Tudo isso com a facilidade de contar com uma corretora 100% online.
Você tem acesso às melhores seguradoras do Brasil para fazer a contratação de uma forma simples e sem burocracia, garantindo toda a proteção que o seu carro precisa e que você merece.
O seguro contra roubo e furto é uma das coberturas mais comuns e vai trazer mais tranquilidade, para você não ficar sempre pensando na pergunta “meu carro foi roubado… e agora?” Mas claro, mesmo com seguro, é bom adotar alguns cuidados para reduzir o risco de sinistro, como estacionar em locais seguros e ter um alarme.
Conte com o Auto Compara para proteger o seu carro. Acesse o site e faça uma simulação online para conhecer as melhores ofertas e escolher o seu pacote ideal.