Cada uma das luzes do painel do carro tem uma função diferente. Elas trazem várias informações sobre o funcionamento do veículo, o que permite ao condutor saber o que está acontecendo e se não existe nenhum tipo de alteração que precise de intervenções. É o caso, por exemplo, do nível do óleo e da temperatura do motor.
Quando algumas luzes se acendem, é preciso saber como interpretá-las para compreender se é algo que indica que o carro precisa passar por uma manutenção. Sendo assim, toda pessoa que dirige deve se informar sobre isso. Então, preparamos este conteúdo para você ficar por dentro do assunto também.
Continue lendo para conhecer as diferentes luzes do painel do carro e o que cada uma delas significa.
Para que serve o painel do carro?
Ele funciona como uma verdadeira central de informações. Indica, por exemplo, quando algum componente elétrico é acionado ou aponta algo que exige a atenção do condutor, pois pode ser indício de alterações ou de mau funcionamento do veículo.
Quando o nível do óleo do motor está baixo, por exemplo, surge um aviso no painel do carro para que o condutor saiba o que está acontecendo. Assim, mesmo que ele não faça a checagem manual, estará ciente de que precisa fazer uma pequena intervenção.
Os engenheiros projetam o painel do carro de modo que seja possível para o veículo se comunicar com o condutor. Isso garante um controle muito mais eficiente das condições de uso, promove segurança e permite realizar manutenções e reparos no momento certo.
Qual a importância de conhecer os símbolos do painel do carro?
Se o painel do carro funciona como uma via de comunicação com o condutor, é fundamental que ele seja fluente nessa linguagem, digamos assim. Afinal, se a pessoa não conhecer cada um dos símbolos que aparecem ali, como ela saberá quando acendeu a luz da injeção eletrônica ou dos freios, por exemplo?
A interpretação adequada desses símbolos é indispensável para manter o controle total do que está acontecendo com o carro. Também para procurar o especialista certo, ou seja, levar o veículo até o mecânico, eletricista automotivo ou qualquer outro profissional que trabalhe com os reparos e as manutenções necessárias nesse momento.
Além disso, o alerta no painel pode ser algo muito simples de resolver: talvez apenas um detalhe, como uma porta aberta, pouco combustível ou farol aceso. Então, nem sempre é preciso recorrer a um profissional. Mas você só saberá disso se conseguir interpretar as luzes do painel do carro.
Quais são as principais luzes do painel do carro?
Como você viu, as luzes do painel do carro disponibilizam diversas informações para o condutor. Algumas delas são fundamentais para você monitorar o bom funcionamento do veículo. Veja a seguir quais são as principais.
Luz de óleo
Essa luz se acende no painel do carro com o formato parecido ao de uma chaleira. Alguns dizem que parece, na verdade, com a lâmpada mágica do gênio. Geralmente, ela se acende assim que o carro liga, mas o ideal é que se apague depois de um tempo de funcionamento.
Então, se por acaso você acendeu a luz no painel e ela não apagou, talvez o motor esteja com baixa lubrificação. Ou seja, pode estar faltando óleo ou acontecendo algum problema com a bomba.
Luz de pisca-alerta
Quando o pisca-alerta está ligado, acende no painel do carro uma pequena luz no formato de um triângulo. Geralmente, na cor vermelha. Essa é uma indicação bem diferente das outras luzes relacionadas ao farol, por isso, não tem como errar na hora de identificar esse alerta no painel do carro.
Luz de bateria
Identificar a luz da bateria é bastante fácil. Ela tem um formato retangular e os símbolos mais e menos. Também é natural que se acenda e logo em seguida se apague quando o carro é ligado.
Porém, se permanecer ativada, é um aviso no painel do carro indicando que existe algum tipo de problema com a bateria. Talvez a vida útil dela esteja acabando ou o sistema de carregamento não esteja funcionando como deveria.
Luz de freios
Nesse caso, as luzes do painel do carro podem ser diferentes. Se aparecer uma letra P, quer dizer que o freio de mão está acionado. Já o sinal de exclamação (!) informa para o condutor que o reservatório do fluido de freio pode estar com problemas. Também pode acender a luz do ABS, que é um círculo com essas letras escritas no centro.
Luz da temperatura do motor
Monitorar a temperatura do motor é fundamental para que ele não acabe superaquecendo e fundindo. Entre as luzes do painel do carro, também existe uma para fazer esse controle.
Algumas pessoas interpretam a imagem como um tipo de veleiro. Trata-se de um termômetro na posição vertical com linhas onduladas em sua base. Caso ela se acenda, significa que o motor está quente demais, o que pode indicar problemas no sistema de arrefecimento.
Luz de combustível
Essa luz vai acender quando o nível de combustível no tanque entrar no reserva. Portanto, é um problema simples de solucionar. Basta se dirigir a um posto e abastecer. Inclusive, o formato dessa luz é justamente o de uma bomba de abastecimento.
Luz de injeção eletrônica
Se o veículo precisar comunicar algo relacionado à injeção eletrônica, você vai perceber no painel uma luz acesa no formato de um motor pequeno. O ideal é que ela permaneça sempre apagada. Então, se perceber que ligou, pode ser que tenha abastecido com combustível adulterado ou o motor pode estar com algum problema.
Luz de farol baixo
Na verdade, as luzes do painel do carro podem se acender para diferentes variações de uso do farol. No caso do baixo, você perceberá uma representação do formato do farol com linhas retas apontando em diagonal para baixo.
Já no caso do farol alto, essas retas estarão exatamente na posição horizontal. Mas tem também o símbolo do farol de neblina dianteiro ou traseiro e o da lanterna.
O que fazer quando certas luzes se acenderem?
Das luzes que citamos, aquelas que precisam de mais atenção são a luz de óleo da bateria, dos freios, da temperatura do motor e da injeção eletrônica. Isso porque, como você viu, se elas permanecerem ligadas, indicam que existe algo de errado com a mecânica ou a parte elétrica-eletrônica do seu veículo.
Sendo assim, é fundamental procurar uma oficina de mecânica da sua confiança para fazer uma avaliação e entender o que pode estar acontecendo. Existe a chance de ser necessário algum tipo de manutenção, mas também acontece de o próprio painel estar com defeito. Por isso é essencial a avaliação de um especialista.
Agora você já pode dirigir com mais tranquilidade e mantendo um controle maior do seu veículo. Basta ter atenção às luzes do painel do carro, interpretando o que elas significam e o tipo de defeito que pode estar acontecendo. Assim, conseguirá intervir o mais cedo possível para que um detalhe não acabe se tornando um problema sério.
Quer ter acesso a mais dicas interessantes como essa? Então, assine a nossa newsletter e receba uma seleção especial de conteúdos.