O seguro auto é o melhor aliado que você pode ter. Ele oferece proteção financeira para aqueles eventos que ninguém quer que aconteçam com o veículo, mas que estão sujeitos a ocorrer — como acidentes e roubos. Uma vez contratado o serviço, é fundamental se atentar para o endosso de seguro, que garante a sua proteção mesmo quando as circunstâncias mudam.
Em um momento de emergência relacionado ao carro, tudo o que o proprietário quer é resolver o problema de forma rápida e eficiente. Para que isso seja possível, é fundamental que as informações do segurado e do veículo estejam devidamente atualizadas no contrato do seguro.
Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o endosso, tão importante para os segurados. Confira!
O que é o endosso do seguro e por que ele é importante?
De forma simples, o endosso do seguro pode ser explicado como o documento no qual estão contidas as alterações no contrato de seguro. Geralmente, esse processo é feito para alterar ou excluir coberturas, cláusulas, limites ou informações que interferem nos termos.
A principal finalidade do endosso é garantir que, se houver um incidente, haverá cobertura conforme as regras definidas no contrato. Se essas informações estiverem desatualizadas, a seguradora pode se negar a fornecer a cobertura do seguro.
Além disso, o endosso impede complicações legais, já que a omissão de informações, como a inclusão de um condutor adicional, pode resultar na negativa de indenização caso esse motorista se envolva em um acidente, por exemplo.
Quando fazer o endosso do seguro auto?
A realização do endosso de seguro auto se faz necessária sempre que ocorre uma mudança que pode afetar a prestação do serviço contratado. Entenda, a seguir, quais são as circunstâncias em que você deve procurar a sua seguradora para atualizar o contrato do seguro.
Alterações de informações do veículo
Se há mudanças nas características do veículo, como cor e inclusão de acessórios, ou quando você troca de veículo — optando por outro modelo ou mantendo-o, mas alterando o ano de fabricação.
Mudança de endereço
Quando há mudança de endereço residencial ou alteração do local em que o automóvel é estacionado, já que as informações de localização podem interferir na abrangência e na análise de risco do seguro.
Adição ou exclusão de condutores
Se uma pessoa que não foi mencionada na contratação passa a dirigir o veículo segurado ou se alguém que foi informado anteriormente não o dirige mais.
Mudança na utilização do veículo
Caso você use o automóvel para outros fins que não foram informados inicialmente, como passar de uso particular para uso comercial. Isso porque, na contratação do seguro, é informada a finalidade do veículo, ou seja, para quais atividades ele será utilizado no dia a dia, o que afeta os riscos de incidentes.
Aumento ou redução de coberturas
Para adicionar ou excluir os serviços do seu interesse à apólice contratada, visto que ao longo da vigência do contrato, você pode ter a necessidade de ampliação ou redução da cobertura do seguro.
Transferência do seguro para outra pessoa
Você decidiu vender o seu carro? Nessa situação, também será necessário notificar a seguradora sobre a mudança de propriedade do veículo e fazer o endosso para transferir a apólice para o novo proprietário.
As duas partes envolvidas na negociação devem participar desse processo. O comprador deve fornecer as suas informações pessoais e documentos exigidos para que a seguradora avalie e aceite a transferência. Com base nisso, serão feitos ajustes nas condições da apólice, como a inclusão do novo proprietário como segurado principal.
Alteração no tipo de combustível
A alteração do tipo de combustível utilizado pelo automóvel, que pode passar de gasolina para Gás Natural Veicular (GNV), representa um impacto significativo no seu desempenho, manutenção e segurança.
Esses fatores interferem no risco associado ao seguro, já que a mudança de combustível pode aumentar o diminuir a possibilidade de haver incêndios e explosões relacionados ao sistema de combustível.
Sendo assim, o endosso do seguro também é exigido para que a seguradora esteja ciente dessas mudanças e possa garantir a proteção do segurado de forma adequada.
Como fazer o endosso de seguro?
O processo de endosso do seguro é relativamente fácil. A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com sua seguradora.
A partir daí, será elaborado um novo documento, com a descrição das alterações no contrato do seguro. É fundamental que todos os dados estejam detalhados, a fim de evitar problemas futuros diante de incidentes.
Sempre que você pensar em fazer uma alteração que possa impactar, de modo direto ou indireto, a forma ou rotina de uso do automóvel, é aconselhável conversar com a seguradora para sanar todas as suas dúvidas e entender quais serão os seus direitos e deveres a partir do novo contrato.
O endosso de seguro é cobrado à parte?
Na contratação do seguro auto, você tem a opção de escolher uma cobertura para cada risco ao qual o veículo estará exposto — e, para cada um deles, será definido um valor específico. Sendo assim, o endosso do segurado é calculado com base nos termos e valores pagos à seguradora, como contrapartida pela cobertura e proteção oferecidas pelo seguro.
É importante esclarecer que há dois tipos de endosso: o como movimentação financeira e o sem movimentação financeira. O endosso com movimentação financeira é aquele em que as alterações no contrato impactam nos custos e benefícios financeiros atrelados à apólice do seguro.
As mudanças que fazem parte dessa categoria incluem o aumento ou redução no valor segurado, inclusão de novos condutores, no uso do veículo, no local de estacionamento ou nas características de segurança.
Já o endosso sem movimentação financeira se refere às alterações que não geram impactos nos custos do seguro ou na situação financeira do segurado, como mudança de endereço, de estado civil e exclusão de condutores secundários.
Com o endosso do seguro auto, você pode atualizar tanto as suas informações como as do veículo, ajustando a cobertura contratada conforme as suas necessidades. A realização do endosso é imprescindível para garantir o alinhamento do contrato à sua realidade e evitar dores de cabeça quando for necessário acionar o seguro.
Gostou deste post? Leia mais conteúdos em nosso blog e aproveite para tirar as suas dúvidas sobre seguro auto!