Circular com o documento do carro atrasado pode gerar problemas que vão muito além de uma multa ou guinchamento do veículo. Manter a documentação em dia é uma responsabilidade do proprietário, mas infelizmente algumas pessoas desconhecem os riscos que estão correndo ao dirigir de forma irregular.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre o assunto documentação do carro. Você vai entender, de uma vez por todas, o que faz parte da documentação do seu veículo, a importância de mantê-la em dia e 6 riscos que você pode estar correndo ao circular com o documento atrasado. Confira!
O que faz parte da documentação do carro?
A documentação do carro é composta por quatro documentos principais: Certificado de Registro do veículo (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), Documento Único de Transferência (DUT) e Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV).
Os dois primeiros (CRV e CRLV) fazem parte do dia a dia do motorista, enquanto os dois últimos são usados exclusivamente na compra e venda e negociações de propriedade.
Portanto, o CRV e CRLV são os documentos que exigem uma atenção especial. Vamos entender as características e diferenças entre eles?
- CRV — documento que atesta o registro do veículo nos órgãos de trânsito. É emitido no momento em que o carro sai da fábrica e contém todas as informações de identificação: cor, modelo, ano, placa, Renavam, espécie e tipo de combustível. Ele não tem prazo de validade e é usado para comprovar o registro, transferir o veículo ou quando houver qualquer alteração física que importe em mudanças na cor ou motor.
- CRLV — documento que atesta que o veículo está apto a circular nas ruas e precisa ser renovado anualmente. Ele precisa ser transportado pelo motorista, na forma impressa ou digital.
Dirigir sem o CRLV ou com documento do carro atrasado/vencido pode gerar a retenção do veículo, multa e pontos na carteira. A condução sem o documento é uma infração leve (diferente de andar com o documento vencido, conforme veremos adiante).
Assim, se você esquecer de sair com o CRLV e for parado em uma blitz corre o risco de perder três pontos na CNH, pagar uma multa de R$ 88,38 e ainda ter o veículo retido até a apresentação do documento.
Qual a importância de ter a documentação em dia?
Ter a documentação do carro em dia é sinônimo de segurança jurídica do proprietário, evitando problemas como multas, apreensão do veículo e até mesmo o impedimento de venda.
Mas não é só isso: a documentação regularizada demonstra que o veículo está em conformidade com as leis de trânsito, o que contribui para um ambiente mais seguro nas ruas e facilita a vida do proprietário em diversas situações, como na realização de transferências, financiamentos e até em caso de sinistro.
Quais os riscos de dirigir com o documento atrasado?
Dirigir com o documento do carro atrasado nunca é uma boa ideia. Primeiro, porque isso pode pesar no bolso, com o risco de sofrer a aplicação de multas e perder pontos na CNH. A seguir, explicamos detalhadamente cada um desses riscos e dicas de como evitá-los. Confira!
1. Multas
Vimos que conduzir sem o CRLV pode gerar infração leve, multa e apreensão do veículo. Porém, há casos mais graves: se você deixar de pagar o licenciamento do veículo, ou seja, estar com o documento do carro atrasado, estará cometendo uma infração gravíssima.
A multa, nesse caso, tem um valor base de R$ 293,47. Porém, em algumas situações, esse valor pode ser multiplicado por 3, 5 ou 10, dependendo da gravidade do caso.
2. Pontos na CNH
Por se tratar de uma infração gravíssima, além da multa, o motorista que é pego dirigindo com o CRLV vencido perde 7 pontos na carteira. Lembrando que o atual sistema de pontuação da CNH atribui pontos de acordo com a gravidade:
- multas leves — 3 pontos;
- multas médias — 4 pontos;
- multas graves — 5 pontos;
- multas gravíssimas — 7 pontos.
3. Guinchamento do veículo
A legislação de trânsito brasileira permite a remoção do veículo para um depósito em situações nas quais ele está sendo conduzido com alguma irregularidade, como a documentação vencida.
Para ter o veículo de volta, além da multa, você fica responsável por arcar com todos os custos de remoção e estadia do veículo no depósito.
4. Maiores complicações em caso de acidentes
Mesmo que o acidente não tenha sido causado por sua culpa, a falta da documentação em dia pode ser usada como um agravante, dificultando a sua defesa e aumentando a responsabilidade pelos danos causados.
Para quem é vítima, a falta da documentação pode dificultar ou até mesmo impedir o recebimento de indenizações. Em muitos casos, as seguradoras podem negar o pagamento ou reduzir o valor da indenização, alegando que a falta da documentação configura uma irregularidade.
Aqui, também é válido destacar os problemas associados à retenção do veículo. Se o carro for guinchado, mesmo que o acidente não tenha sido sua culpa, você precisará regularizar a documentação e arcar com os custos de remoção e estadia.
5. Problemas na transferência
Para realizar a transferência de um veículo, é obrigatório que toda a documentação esteja em dia, incluindo o licenciamento. O sistema do Detran consulta o histórico do veículo e, caso haja alguma pendência, como o licenciamento vencido, a transferência poderá ser bloqueada.
6. Impacto na valorização do veículo
Um comprador em potencial pode interpretar o documento do carro atrasado como um sinal de que o veículo não recebeu a manutenção adequada e pode ter outros problemas ocultos.
Além disso, o automóvel com pendências pode até gerar dúvidas sobre a sua origem e possibilidade de futuras complicações legais, o que tende a afastar compradores mais cautelosos.
Por fim, a transferência de um veículo com documentação irregular é mais demorada e burocrática, o que desestimula compradores que buscam uma transação rápida e segura.
Como regularizar a situação?
Para regularizar a situação do documento do carro atrasado, você precisa, primeiro, saber quais são os débitos pendentes. Verifique o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), renovação anual do licenciamento, multas e SPVAT (antigo DPVAT), que voltou a ser cobrado.
Acesse o site do Detran do seu estado ou utilize aplicativos específicos para consultar os débitos do seu veículo. Depois, basta realizar o pagamento dos débitos por meio dos canais disponíveis — bancos, lotéricas ou online.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma vistoria no veículo, verifique qual é a regra aplicável ao seu caso. Com o débito quitado e a vistoria feita (se for o caso), você já pode solicitar a emissão do novo CRLV.
Nos casos em que você sofrer furto ou roubo do veículo ou o extravio do documento, é necessário registrar boletim de ocorrência e solicitar orientações de como proceder junto ao Detran.
Como você viu, manter a documentação do carro em dia evita uma série de inconvenientes que vão além de multas e guincho. Os prejuízos financeiros, a burocracia para regularizar a situação e o risco de perder o veículo são apenas alguns dos problemas que podem surgir.
Por isso, fique atento aos prazos e realize o pagamento dos impostos e taxas relacionados ao veículo até o vencimento. Assim, você garante total segurança e tranquilidade para usufruir do seu patrimônio.
Gostou de conhecer mais sobre as consequências de transitar com o documento do carro atrasado? Aproveite para seguir a gente nas redes sociais — Instagram, LinkedIn, Facebook, Youtube — e tenha acesso a conteúdos e dicas sobre trânsito, veículos e seguros.