A moto é um veículo prático, que facilita a sua rotina. Mas também precisa de proteção, especialmente por estar mais exposta ao trânsito. Fazer a cotação de seguro moto vale a pena, já que além de segurança diante de ocorrências, você pode contar com serviços úteis.
Neste post, entenda como o seguro moto funciona e o que influencia seu preço. Você também vai conferir a sua importância no dia a dia e como fazer uma simulação para encontrar a melhor opção. Por fim, explicaremos por que o Autocompara é o parceiro ideal para encontrar o seu seguro. Boa leitura!
O que é o seguro moto?
O seguro para moto é como o de qualquer outro veículo. Por meio de um pagamento mensal ou anual à seguradora, você pode usufruir de diversas coberturas caso ocorram sinistros.
Assim, o seguro moto atende a situações em que a moto sofra colisão, furto ou roubo. Além disso, você pode contar com coberturas extras, como assistência 24 horas se a moto quebrar no caminho ou um serviço chaveiro.
O que influencia o preço do seguro moto?
A cotação de seguro moto varia conforme alguns fatores. Basicamente, quanto mais serviços adicionais você desejar, maior será o valor. Mas outros elementos são considerados para calcular o valor. O perfil do condutor também influencia na hora da cotação. Por exemplo, quem usa a moto com muita frequência, como para trabalhar, está mais sujeito a sinistros. Dessa forma, o valor pode ser maior do que para um motorista mais eventual.
Qual é a importância de simular o seguro moto?
Fazer a simulação e contratação de seguro moto é uma maneira de não se preocupar com a ocorrência de um sinistro, especialmente do ponto de vista financeiro. Para quem trabalha com a moto, inclusive, um roubo ou outro tipo de perda compromete a própria renda, sendo fundamental ter um seguro adequado. Além disso, despesas hospitalares e danos a terceiros podem ser cobertos pelo seguro moto.
Se você usa muito a moto no dia a dia, o seguro ainda pode oferecer coberturas extras, como danos a acessórios, assistência para manutenção etc.
Como fazer cotação de seguro moto?
Fazer a cotação de seguro moto é bastante simples, mas exige certos cuidados. Saiba mais a seguir!
Reúna as informações necessárias
Na cotação, é preciso informar dados pessoais e sobre a moto, para que a seguradora ofereça as propostas adequadas. Assim, é essencial saber o modelo da moto, bem como responder adequadamente às perguntas da simulação.
Isso ajuda a analisar como e por quem a moto é usada, de forma a sugerir coberturas que ofereçam proteção em futuras situações.
É essencial responder com sinceridade sobre o uso da moto, mesmo se isso resultar em um seguro com valor maior. Afinal, se constar no contrato que o veículo não é para trabalho, mas isso não se confirma na prática, por exemplo, a seguradora pode negar a cobertura.
Pesquise sobre as seguradoras
Outro aspecto essencial na cotação é verificar as informações da seguradora. Conhecer a reputação, o histórico e as avaliações da empresa ajuda a identificar sua credibilidade, o que é essencial para contar com um bom seguro moto.
Use comparadores de seguro
Os comparadores são plataformas que agilizam o processo de cotação de seguro moto. Isso porque, com base nos dados fornecidos, fazem uma busca com seus parceiros e mostram as propostas na hora, com valores e detalhes do que está incluso. Desse modo, você consegue tomar uma melhor decisão — e de forma mais rápida!
Analise e escolha as coberturas
Cada cobertura será diferente. Por isso, é preciso tomar tempo e analisar as diferentes propostas com cuidado, a fim de que a opção escolhida se encaixe na sua rotina e orçamento. Por exemplo, se você viaja muito, pagar uma cobertura adicional para ter assistência na estrada pode valer a pena para evitar dores de cabeça.
Considere as franquias
Conhecer o valor da franquia é essencial para escolher o melhor seguro. Trata-se de um valor que o segurado paga em caso de sinistro, que funciona como uma coparticipação. A seguradora, por sua vez, arca com o valor que ultrapassa a franquia.
Leia o contrato com atenção
Tem interesse em uma proposta de seguro de moto? Antes de fechar negócio, é essencial ler com atenção todos os detalhes do contato, o que implica compreender bem suas responsabilidades e direitos. Esse cuidado vai evitar surpresas desagradáveis e insatisfações relacionadas ao que foi contratado.
Quais os diferenciais do Autocompara?
Para ajudar você com a cotação de seguro moto, o Autocompara é a plataforma ideal. Nela, você pode simular seguro para moto ou carro, contando com propostas de mais de 11 seguradoras parceiras, reconhecidas no mercado.
A cotação de seguro moto é tão importante quanto a de um carro. Por isso, vale a pena conhecer os elementos que impactam seus valores e considerar todos os cuidados necessários na hora de fazer a simulação, como analisar as coberturas e o valor da franquia. Desse modo, você consegue encontrar o melhor negócio para usar sua moto com mais tranquilidade.
Quer explorar as melhores opções de seguro moto? Faça a cotação no Autocompara!