Você saberia identificar uma correia dentada ruim? Mesmo que não tenha conhecimentos mecânicos aprofundados, entender detalhes como esse faz diferença para garantir o bom funcionamento do motor do seu veículo.
Afinal, muitos modelos ainda saem de fábrica com correia dentada, que precisa passar por manutenção periódica para evitar que o desgaste natural faça com que se rompa e traga prejuízos ainda maiores. Isso porque uma correia defeituosa tira por completo o sincronismo do motor e danifica diversas peças.
Mas existem alguns sinais que podem ajudar a identificar quando já está na hora de fazer a troca da correia dentada. Alguns ainda mostram que, mesmo que não haja desgaste, pode haver algum erro de montagem que precisa ser corrigido.
Quer saber quais são esses sinais? Então, continue lendo para conferir! Também explicaremos a importância de fazer a troca da correia e como resolver esse problema.
Quais são as funções da correia dentada?
No motor a combustão, as válvulas de admissão e de escape precisam funcionar em perfeito sincronismo. Elas devem abrir e fechar no momento certo, conforme os pistões sobem e descem, para promover a explosão no momento certo. É esse movimento que garante força para as rodas girarem.
A correia dentada atua promovendo o sincronismo entre o virabrequim e o comando de válvulas para garantir que tudo funcione da maneira correta, realizando a transferência de força do motor para o comando de válvulas e as rodas.
Por isso, a correia dentada precisa estar em perfeitas condições e muito bem instalada. Inclusive, deve ter a tensão correta para não acontecer nenhuma falha de sincronismo capaz de comprometer o funcionamento do motor ou até mesmo causar danos para seus componentes.
Sendo assim, embora seja uma peça aparentemente simples, a correia dentada é de extrema importância para o veículo funcionar.
Quando fazer a troca da correia dentada?
Diferentemente de elementos como óleo e bateria, que precisam ser substituídos com frequência, o intervalo para a troca da correia dentada é maior. Geralmente, são cerca de 50 mil quilômetros ou em média 3 anos para que seja necessário fazer a substituição.
Como esse tempo pode variar de um modelo para o outro, é importante consultar o manual do veículo e seguir sempre as recomendações do fabricante. Seja como for, a troca deve ser feita para que a correia não se rompa durante o funcionamento do motor, situação que pode levar à necessidade de grandes reparos.
Quais são os sinais de correia dentada ruim?
Agora que você conhece as funções dessa peça fundamental e a importância de fazer a sua troca, confira quais são os sinais indicativos de uma correia dentada ruim para saber o momento certo de realizar a manutenção.
1. Chiados no motor
Uma correia dentada ruim pode dar indícios por meio de alguns chiados que você escuta no motor do carro. Isso tende a acontecer, por exemplo, quando a tensão já não está mais adequada ou em decorrência de problemas na instalação.
2. Estalos
A correia dentada ruim, desgastada ou mal tensionada pode provocar outros ruídos no motor. Em uma situação como essa, você poderá perceber alguns estalos ou um tipo de tique-taque recorrente.
Em certos casos, também ocorre um barulho muito agudo e alto, que se parece com um rugido. Isso costuma ser indício de desbalanceamento da correia, desalinhamento ou algum outro sintoma anormal.
3. Falhas
Quando existe a falta de sincronismo entre a correia dentada e outros componentes do motor, é possível perceber algumas falhas intermitentes no funcionamento. Então, se isso acontecer, pode ser que ela esteja desgastada, mal tensionada ou tenha sido mal instalada.
4. Dificuldade de partida
A correia dentada ruim ainda pode trazer um pouco de dor de cabeça na hora de dar a partida no veículo. Como ela precisa garantir o sincronismo do motor, se houver alguma folga ou desgaste, isso não vai acontecer e o carro terá dificuldade para funcionar.
5. Perda de potência
Como a correia dentada é responsável por auxiliar na passagem da força do motor para as rodas, se ela não estiver funcionando muito bem, essa força será perdida. Dessa forma, você perceberá uma perda de potência do seu veículo.
6. Desgaste
É possível identificar uma correia dentada ruim devido ao desgaste físico que surge nela. Com o passar do tempo, o material tende a ficar ressecado ou com algumas fissuras. Ao olhar de forma mais atenta, geralmente observamos que os dentes da correia já estão danificados e baixos.
7. Quilometragem
Esse não é um sinal direto de correia dentada ruim, mas um parâmetro que ajuda a definir o momento certo de fazer a sua troca.
Como explicamos, existe uma quilometragem determinada pelo fabricante como ideal para fazer a manutenção. Logo, é importante que você tenha o controle da última troca e fique de olho no momento certo de fazer a substituição da peça para evitar que ela sofra desgaste a ponto de se romper.
Como resolver o problema?
A correia dentada ruim não é uma situação que dá para resolver por conta própria. O que você pode fazer é identificar o momento ideal de realizar a manutenção e procurar uma oficina mecânica de confiança.
Isso porque será necessário identificar o modelo da correia e dispor de ferramentas específicas para fazer a sua substituição. Além disso, a instalação da nova correia dentada deve ser realizada com cuidado, já que, como vimos, há uma tensão ideal para que a correia não fique muito folgada nem apertada demais, a fim de garantir o correto sincronismo e evitar o desgaste precoce da peça. Assim, é fundamental contar com um profissional competente e experiente.
Então, se você identificar sinais de correia dentada ruim ou perceber que o seu veículo está chegando à quilometragem recomendada pela montadora para fazer a substituição, a dica é procurar uma oficina mecânica de confiança. Assim, você garante que a manutenção seja realizada no momento ideal, evitando outros problemas e mais gastos com o carro.
Essas informações foram úteis para você? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que outras pessoas também possam se informar bem sobre os cuidados com a correia dentada!