Saber como financiar veículo particular é uma dúvida compartilhada por muitas pessoas quando o assunto é adquirir um carro. Afinal, com a alta dos preços, procurar alternativas que ajudem no pagamento faz toda a diferença.
O consórcio e o financiamento são duas alternativas muito procuradas, que oferecem vantagens distintas. Neste post, vamos mostrar quais são os cuidados mais importantes ao decidir financiar um veículo particular e por que o consórcio é uma opção interessante.
Como funciona o financiamento de veículo particular?
O financiamento de carro particular é uma modalidade de crédito que funciona de maneira semelhante a um empréstimo. Uma instituição financeira libera o valor do veículo e, após a transferência, o novo proprietário faz o pagamento dessa quantia, no número de parcelas estabelecido, com o acréscimo de juros e demais taxas.
O financiamento automotivo pode ser utilizado para carro novo ou usado. Para ter acesso a essa modalidade, é necessário passar por uma análise de crédito e apresentar um perfil de bom pagador.
Quando vale a pena o financiamento de carro?
O financiamento de veículo pessoal é uma modalidade que vale a pena quando você não tem recursos suficientes para comprar o carro à vista. Isso porque financiar um carro não é a opção mais econômica, considerando as taxas de juros.
É importante mencionar a importância de ter estabilidade financeira para arcar com o pagamento das parcelas do financiamento de carro, que pode ser dividido em até 72 vezes. O ideal é que esse valor não comprometa mais de 30% do seu orçamento mensal.
Quais são os cuidados ao financiar um veículo particular?
Para saber como financiar um automóvel, é fundamental adotar alguns cuidados essenciais. A seguir, confira a lista de 4 fatores a observar antes de fechar negócio!
1. Verifique a documentação
Confira os documentos que a instituição financeira solicita para o processo de financiamento de veículos. Geralmente, você precisará apresentar, em um primeiro momento:
- documento de identidade;
- comprovante de renda.
- comprovante de residência.
Após a análise do seu perfil, para a liberação do crédito, será necessário fornecer o documento do veículo, que costuma ser:
- o Documento Único de Transferência (DUT) no caso de seminovos ou usados;
- a Nota Fiscal (NF) de compra, para veículos novos.
Vale ressaltar que, para automóveis usados, em alguns casos a instituição pode pedir para complementar a documentação com um laudo técnico do veículo.
2. Analise os detalhes do veículo
É importante ter em mente qual veículo você deseja financiar. Por esse motivo, analise todos os detalhes desse carro, acompanhe os valores da Tabela FIPE e compare o custo-benefício com outros modelos antes de tomar a decisão.
3. Pesquise a taxa de juros
As taxas de juros cobradas pela instituição financeira influenciam diretamente o custo-benefício da aquisição. Por esse motivo, analise as tarifas e compare com as de outras instituições. O Banco Central do Brasil libera uma tabela completa que facilita a avaliação.
4. Leia e entenda o contrato
O contrato de financiamento de veículo contém todas as condições do acordo. Por isso, é importante ler atentamente o contrato e, se precisar de ajuda para entendê-lo, contar com o assessoramento um advogado.
Com esse cuidado, você tem a certeza de que concorda com as cláusulas do documento que está assinando.
Quais são os prós e contras?
Ao entender como fazer financiamento de veículo, você se depara com os pontos positivos e negativos dessa modalidade. Analisar esses aspectos ajuda na decisão. Veja a seguir!
Os fatores positivos de fazer um financiamento são:
- você tem acesso ao veículo a partir do momento que assinar o contrato de financiamento;
- oportunidade de comprar um carro zero;
- permissão para negociar o veículo com o financiamento ativo.
Por outro lado, existem as desvantagens do financiamento de veículo, como:
- taxas de juros;
- perda do veículo em caso de inadimplência;
- desvalorização do dinheiro;
- dívidas de longo prazo.
Por que optar pelo consórcio?
Ao entender como financiar veículo particular traz prós e contras, é possível analisar outras alternativas com mais embasamento. Uma possibilidade é o consórcio de veículo, que oferece diversas vantagens comparado com o financiamento, como:
- baixos custos, uma vez que a única taxa de administração paga é para a manutenção do consórcio;
- variedade de planos de consórcio disponíveis;
- menor comprometimento da renda, pelos prazos maiores disponíveis e as taxas mais baixas.
Porém, é preciso considerar que o consórcio funciona de forma diferente do financiamento: trata-se, na realidade, de uma espécie de poupança, em que várias pessoas contribuem mensalmente com o valor determinado no contrato de consórcio.
A cada mês, alguns participantes do consórcio são contemplados com a carta de crédito para a aquisição do veículo. Essa contemplação pode ocorrer de duas formas: por sorteio ou por lance, que é quando você faz um aporte maior para tentar uma contemplação mais rápida.
Isso significa que, no consórcio, você não terá acesso ao seu bem imediatamente. É uma solução econômica, com parcelas mais baixas e menores taxas, desde que você não tenha pressa para comprar o seu veículo.
Como você viu, entender como financiar veículo particular é um dos processos para encontrar a melhor opção para comprar o seu carro, já que financiamento e consórcio têm benefícios e lógicas diferentes. Ao analisar as diferentes alternativas disponíveis, você vai conseguir escolher a melhor modalidade para seu perfil.
Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do blog do Auto Compara!