Está planejando fazer uma viagem para o exterior de carro? Antes de iniciar a sua aventura, é importante saber que, no seu planejamento, será necessário incluir algumas documentações. Uma delas é o seguro Carta Verde.
Trata-se de um documento obrigatório para quem deseja viajar de automóveis de passeio, particulares ou de aluguel, para países integrantes do Mercosul. Ele é indispensável para que você não enfrente nenhum imprevisto ou problema que possa atrapalhar a sua viagem.
Continue a leitura para ficar por dentro das principais informações sobre o seguro Carta Verde. Confira!
O que é Carta Verde?
Carta Verde é um seguro automotivo obrigatório para os motoristas que vão viajar com um veículo terrestre entre as fronteiras dos países integrantes do Mercosul — Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Brasil.
É, basicamente, um seguro de responsabilidade civil do proprietário ou condutor, que tem o objetivo de cobrir danos causados a objetos ou pessoas não transportadas pelo veículo segurado.
Segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o seguro Carta Verde abrange veículos da categoria particular, de aluguel ou de passeio. Além disso, é obrigatório para bicicletas motorizadas, motos, motorhomes e reboques, que sejam registrados ou matriculados no Brasil.
Qual é a importância de contratar o seguro Carta Verde?
Caso você não esteja com o documento de comprovação do seguro Carta Verde no momento de atravessar a fronteira do Brasil para algum dos países integrantes do Mercosul, terá diversos problemas, como:
- não será possível ingressar no país que deseja visitar, além da possibilidade de receber uma multa por falta de documentos;
- será obrigado a assumir todas as despesas causadas a terceiros — seja por danos corporais, seja por danos materiais —, mesmo que não tenha culpa no envolvimento de algum acidente.
Qual é a cobertura do seguro Carta Verde?
O seguro Carta Verde garante a segurança e o ressarcimento dos prejuízos no caso de algum dano gerado por acidente, além de outros imprevistos que possam acontecer durante a viagem.
Ele é responsável por cobrir os custos decorrentes de acidentes. Dessa forma, todos os prejuízos gerados pelo evento serão ressarcidos pela empresa seguradora. Isso garante mais tranquilidade financeira para quem sair de férias, por exemplo.
O seguro Carta Verde cobre danos corporais e materiais causados a terceiros que não sejam transportados pelo veículo segurado, assim como por seus reboques e objetos transportados. Isso quer dizer que o seguro não cobre danos causados ao motorista, passageiros e nem ao próprio veículo.
Confira as coberturas, a seguir:
- morte, danos pessoais a terceiros não transportados pelo veículo segurado, despesas médico-hospitalares — o valor máximo da indenização é de US$ 40.000 por pessoa;
- danos materiais a terceiros que não estejam sendo transportados pelo veículo com seguro — o valor máximo da indenização é de US$ 20.000 por pessoa;
- assistência jurídica — pagamento de honorários do advogado do segurado e das custas processuais.
Vale lembrar, ainda, que o seguro Carta Verde não tem o dever de proteger o automóvel e os seus ocupantes. Por esse motivo, ele não vai cobrir:
- roubo, furto ou qualquer dano sofrido pelo veículo segurado;
- fianças ou multas;
- danos causados ao segurado ou aos familiares;
- acidentes ocorridos por excesso de peso, volume, capacidade ou dimensão da carga, que não respeitem as disposições legais.
Quem deve solicitar a Carta Verde?
O seguro Carta Verde é obrigatório para quem pretende viajar, com veículos particulares, de aluguel ou de passeio, para algum dos países integrantes do Mercosul.
Ou seja, se você pretende transitar com esse tipo de automóvel em um local diferente de seu país de matrícula — isto é, fora do seu país —, têm a obrigação de contratar esse serviço e apresentar o documento às autoridades do país vizinho.
É importante lembrar que caso você viaje para a Colômbia, a Bolívia, o Peru ou o Chile — países sul-americanos que não são membros do Mercosul —, perceberá que cada um possui um seguro obrigatório próprio para automóveis de matrícula estrangeira. Portanto, fique de olho!
Quais são os documentos que devem acompanhar a Carta Verde?
Além da Carta Verde, que precisará estar sempre com o motorista do veículo, é necessário levar outros documentos pessoais. As autoridades exigem passaporte, carteira de motorista, carteira de identidade (expedida com menos de 10 anos), documento de viagem para menores de idade (se precisar) e documentação do veículo.
Também é importante levar o boleto com o comprovante de pagamento junto com a apólice. As autoridades podem exigir esses documentos por causa do alto índice de apólices falsas presentes no mercado — e isso facilitaria a averiguação.
No entanto, caso você esteja sem esses documentos, não há com o que se preocupar. É possível verificar a validade da apólice online.
Além disso, vale ressaltar que se você viajar com um veículo de terceiro, é preciso obter uma autorização de tráfego, pois o documento será requisitado na fronteira. Por isso, ele deve ser assinado e autorizado (carimbado) em cartório pelo Consulado.
Como solicitar a Carta Verde?
A melhor forma para contratar o seguro Carta Verde é por meio de seguradoras e corretoras de seguro. Basta que o interessado envie as informações necessárias e faça o pagamento.
Os principais dados exigidos são: documentos de identificação, profissão, faixa salarial, estado civil e informações sobre as datas da viagem.
Um detalhe importante é verificar se a seguradora escolhida é conveniada com as de outros países. Dessa forma, em caso de problemas, você conseguirá acioná-la mais facilmente — isso é o que chamamos de atendimento recíproco.
Outros ponto importante é solicitar o seguro Carta Verde com antecedência. Afinal de contas, o seguro só vale depois do pagamento das prestações. Algumas seguradoras permitem contratar o plano exclusivamente pela internet. O prazo para retorno costuma ser bastante rápido.
O seguro Carta Verde é uma ferramenta indispensável para quem vai viajar de carro para os países do Mercosul. Além de garantir mais tranquilidade, ele também oferece proteção ao segurado. Portanto, procure uma empresa de seguro de confiança e que ajude a definir a melhor cobertura para a sua viagem.
Gostou deste post? Então, aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog!