Cancelar o seguro auto pode ser uma opção tentadora para muitos motoristas que desejam reduzir os seus gastos mensais. Apesar de essa prática não ser nada aconselhada — uma vez que é imprescindível contar com ele para ter mais segurança e tranquilidade no trânsito —, é necessário compreender as possíveis consequências dessa escolha caso você opte por ela.
Para que saiba mais sobre o tema, preparamos este artigo com os principais aspectos que você deve conhecer antes de fazer o cancelamento do seguro auto. Acompanhe!
É possível cancelar o seguro do carro?
A resposta aqui é simples: sim, é possível cancelar o seguro auto! Isso desde que sejam respeitadas as cláusulas previstas na apólice. Quem assegura esse direito é a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Estando ciente das consequências que essa decisão pode trazer, basta entrar em contato com a sua seguradora para solicitar o cancelamento — a própria empresa informará os passos necessários.
A seguradora pode cancelar o meu seguro?
Além de você, a própria seguradora pode cancelar o serviço, o que pode ocorrer em dois casos distintos:
- inadimplência — ou seja, quando a pessoa deixa de pagar a primeira parcela do seguro ou apresenta atrasos em parcelas seguintes;
- devido à perda total ou roubo, em que o carro segurado não poderá ser recuperado — nessas situações, a empresa pagará a indenização e ficará subentendido que o motorista não tem um veículo para assegurar, o que pode levar ao cancelamento.
Como fica o valor que já foi pago?
Se você solicitar a rescisão do contrato do seguro auto, pode receber parte do valor que já foi pago pelo serviço. No entanto, a Susep garante o direito da seguradora de reter uma parte da quantia já paga — o que inclui taxas e impostos cobrados na contratação do seguro, entre outros encargos.
O cálculo da soma que será devolvida varia de acordo com a seguradora. No entanto, a maioria das empresas utiliza a Tabela de Prazo Curto, criada pela Susep. Os valores variam conforme quem decidiu cancelar o serviço (se o segurado ou a seguradora) e a data do cancelamento.
Vamos a alguns exemplos:
Exemplo 1
Se o seu contrato é de um ano (365 dias) e você decidiu solicitar o cancelamento após 120 dias da contratação do seguro, a empresa poderá reter 50% do prêmio.
Exemplo 2
Se a decisão de cancelamento for da seguradora e já tiverem se passado 150 dias da vigência da apólice, ela poderá reter 60% do prêmio e restituir 40% do valor.
Para conhecer os valores a serem devolvidos ou pagos no caso do cancelamento do seguro auto, é necessário consultar a sua seguradora e a Tabela de Prazo Curto da Susep.
Perco o bônus se eu cancelar o seguro auto?
No mercado de seguros, os bônus são pontos adquiridos pelo segurado devido ao tempo de utilização do serviço. Ao acumular pontos, a pessoa garante descontos na renovação e na contratação de uma apólice.
Se você cancelar o seguro, os bônus serão mantidos — seus benefícios, portanto, serão garantidos. No entanto, lembre-se de que os bônus não ficam disponíveis por longos períodos. A partir de 30 dias do cancelamento, se não contratar outro seguro, você perderá uma classe de bônus.
No caso de cancelar um seguro e passar para uma empresa diferente, o bônus será transferido automaticamente. Isso porque ele não está atrelado à apólice ou ao veículo, mas sim ao bom histórico do motorista.
É necessário pagar multa em caso de cancelamento?
Se você optou por cancelar o serviço, não precisará se preocupar: geralmente, não é cobrado qualquer tipo de valor por quebra de contrato pelas seguradoras. No entanto, vale ter atenção à sua apólice antes de contratá-la, pois apesar de não ser uma cobrança obrigatória, multas e taxas podem ocorrer em algumas empresas.
Apesar do que possa parecer, cancelar o seguro auto é uma tarefa simples e que não requer grandes burocracias. Por isso, caso seja necessário, você poderá encerrar o serviço. No entanto, o cancelamento não é nada recomendado, uma vez que contar com um seguro é a melhor forma de garantir a sua proteção e ter tranquilidade caso um imprevisto aconteça.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário — estamos à disposição para responder a todas as suas perguntas e fornecer informações adicionais!