Mais do que o seguro em si, usufruir de alguns serviços oferecidos por sua seguradora, como assistência automóvel, pode trazer inúmeros benefícios para você no dia a dia. Em certos casos, pode até evitar mais dor de cabeça quando acontecer algum problema com o carro.
Esse tipo de assistência é um suporte 24 horas que disponibiliza vários tipos de serviços automotivos. Assim, sempre que você precisar, pode acionar a operadora e solicitar esse suporte, conforme acordado na apólice do seu seguro.
Se você está pensando em mudar ou contratar uma nova seguradora, continue lendo este post. Nele, explicamos em detalhes tudo o que deve ser considerado para não errar na escolha da empresa — além, é claro, de contar com a melhor assistência nos momentos que mais precisar.
Quais os benefícios da assistência automóvel?
A assistência automóvel é muito vantajosa porque a gente nunca sabe quando um problema com o carro pode acontecer. Esse tipo de serviço proporciona mais segurança por garantir suporte em situações de emergência, como pane mecânica, acidentes ou esgotamento de combustível. Assim, você pode dirigir com mais tranquilidade, evitando o estresse e a ansiedade.
Também ajuda a fazer economia, já que você não precisa arcar com custos inesperados, como guincho ou chaveiro. Em situações de urgência, esse tipo de serviço pode ficar mais caro. Assim, temos também a questão da praticidade. Afinal, se precisar, é só acionar a assistência e tudo será resolvido.
Vale ressaltar que o suporte é enviado com rapidez, o que é outro benefício importante. Isso porque ajuda a resolver os problemas com agilidade, evitando que o motorista fique parado por muito tempo, o que é essencial para a segurança.
Por fim, a diversidade de serviços atende a diferentes necessidades. A assistência automóvel inclui uma série de suportes diferentes, como guincho, chaveiro, mecânico, troca de pneu, socorro, entre outros que facilitam demais a vida do condutor.
Quais são os tipos de assistências que um seguro auto deve oferecer?
Os seguros de automóveis costumam incluir uma variedade de serviços de assistência para atender às necessidades dos motoristas. Alguns dos itens mais comuns são:
- Guincho: caso o seu veículo apresente uma falha mecânica ou sofra um acidente, o serviço de guincho será acionado para transportar seu carro até uma oficina mecânica ou local seguro;
- socorro mecânico: se o seu veículo quebrar no meio da estrada, o serviço de socorro mecânico enviará um profissional para resolver ocorrências simples no local, como problemas com bateria, pneus furados, pane seca (falta de combustível) e problemas elétricos básicos;
- chaveiro: caso você esqueça as chaves dentro do veículo ou tenha problemas com a fechadura, o serviço de chaveiro será acionado para abrir o carro ou fazer uma nova chave, se necessário;
- troca de pneus: em caso de pneu furado, o serviço de assistência enviará um profissional para fazer a substituição do pneu por estepe ou providenciar o conserto necessário;
- hospedagem e transporte alternativo: se o seu veículo precisar ficar em uma oficina por um período prolongado, alguns seguros têm até serviços de hospedagem em hotel e transporte alternativo, como carro reserva ou reembolso de despesas com táxi.
Em quais casos a assistência automóvel faz toda a diferença?
A assistência automóvel faz toda a diferença em várias situações. Em emergências, como pane mecânica ou acidente, garante suporte imediato, proporcionando segurança ao motorista.
Durante viagens longas, evita o estresse ao oferecer guincho e serviços de emergência caso algum imprevisto aconteça. Dependendo da cobertura contratada, o beneficiário tem direito até mesmo a hospedagem.
Mas você também pode acionar a assistência automóvel em situações comuns do dia a dia, por exemplo:
- se o carro quebrar no meio da estrada;
- se for necessário chamar um guincho;
- se o pneu estiver furado;
- caso perca a chave ou ela se quebre.
Ou seja, você pode contar com esse serviço em situações mais extremas, como ao se envolver em um acidente, mas até se precisar colocar o estepe e não puder fazer isso.
Como solicitar o serviço de uma assistência automóvel 24 horas?
Para solicitar a assistência automóvel, é necessário acionar a seguradora entrando em contato com a central de atendimento. Informe os seus dados pessoais, o número da apólice do seguro e os detalhes sobre o problema.
A central vai orientar sobre os próximos passos e encaminhar o serviço necessário para o local onde você se encontra. Além disso, muitas seguradoras disponibilizam aplicativos ou plataformas online para solicitar os serviços de forma ágil e conveniente.
Qual é o limite de solicitações de assistência automóvel?
Geralmente, há um limite de utilizações por período, que pode variar de acordo com o plano e a seguradora. Sendo assim, é importante ler atentamente as condições do contrato para entender como funciona para você.
Caso ultrapasse esse limite, poderá ser cobrado um valor adicional por cada utilização excedente — ou a assistência pode ser suspensa até o próximo período de vigência.
Para exemplificar, veja alguns dos limites mais comuns:
- distância de reboque: caso você esteja além dela, poderá ser cobrado um valor adicional — ou será necessário encontrar uma solução alternativa;
- número de dias de veículo reserva: se o plano de assistência incluir veículo reserva, pode haver um limite de dias para utilizá-lo. Depois, será necessário devolvê-lo ou arcar com custos adicionais;
- limite de gastos com hospedagem: em caso de necessidade de hospedagem em hotel, pode haver um limite de gastos diários. Se o valor exceder, será necessário arcar com a diferença.
Vale a pena contratar para veículos usados?
Não importa se você tem um veículo novo, seminovo ou usado. A assistência automóvel é um serviço interessante para todo beneficiário de seguros. Como você viu, existem vários tipos de suporte disponibilizados e que fazem muita diferença no dia a dia e em situações específicas.
Entre esses suportes, como dito, está a oferta do guincho e do socorro mecânico, por exemplo. É importante ter assistência e seguro para carro usado porque ele tem maior probabilidade de apresentar defeitos em função de já ter rodado um pouco mais.
Sendo assim, é interessante contratar a assistência automóvel para você ter a tranquilidade de utilizar o seu veículo sem se preocupar se ele vai ou não ter uma pane. Além disso, a seguradora ainda pode oferecer serviços mecânicos para manutenção preventiva, aí fica mais fácil cuidar do ser usado e fazer as revisões periódicas para não ter esse tipo de problema.
Seja como for, é muito válido fazer a contratação da assistência automóvel porque ela garante suporte nos momentos em que ele é mais necessário. Ela evita que você se coloque em uma situação de risco, tenha gastos imprevistos e outros tipos de problemas e preocupações.
O que levar em consideração ao contratar um seguro com esse tipo de serviço?
Ao contratar uma seguradora e a assistência automóvel é importante considerar diversos fatores para escolher a opção mais adequada às suas necessidades. Veja abaixo os principais critérios:
- reputação da seguradora;
- cobertura e serviços oferecidos;
- limites e condições de utilização;
- abrangência geográfica;
- disponibilidade e tempo de resposta;
- rede de prestadores de serviços;
- preço e custo-benefício;
- experiência do cliente;
- qualidade do atendimento;
- avaliação de necessidades individuais.
Sendo assim, fica claro que a assistência automóvel oferece uma variedade de serviços para auxiliar os motoristas em casos de emergência ou imprevistos relacionados ao veículo. Porém, é sempre importante entender quais opções são indispensáveis para as suas necessidades, saber como solicitar a assistência, estar ciente dos limites de uso e conhecer os detalhes da cobertura oferecida pelo seu contrato.
Gostou do post? Então confira outras dicas sobre como proteger seu veículo e usufruir ao máximo dos benefícios das seguradoras. Continue navegando pelo blog e fique por dentro das novidades!