Uma das principais formas de ter os seus direitos garantidos ao contratar uma proteção patrimonial e pessoal é entendendo o que é uma apólice de seguro.
Afinal, esse é o documento que estabelece cláusulas, prazos, condições e riscos de contratação. Por isso, é fundamental entender as suas particularidades para garantir que o investimento feito será condizente com as suas necessidades.
Continue a leitura para entender o que é uma apólice de seguro, para que ela serve, quais informações ela deve trazer e como analisá-la!
O que é uma apólice de seguro?
Imagine que você vai até uma seguradora para contratar um seguro — podendo ser residencial, auto, de vida ou de viagem. Ao chegar em um acordo sobre todas as cláusulas e o pagamento, a apólice é gerada.
A importância da apólice de seguro está no fato de ela reunir todas as informações do contratante e da empresa contratada, além de garantir os direitos e deveres tanto da seguradora, quanto do segurado, assim como as responsabilidades de ambas as partes.
Ao formalizar a contratação, ela discrimina as coberturas disponíveis, além dos serviços contratados — por exemplo, o oferecimento de carro reserva, assistência 24 horas e guincho em um seguro auto. Outras informações presentes são:
- o valor do seguro;
- o pagamento do prêmio;
- as consequências em caso de inadimplência;
- a franquia para acionamento do seguro;
- os descontos ou bônus, se houver;
- os casos não cobertos pelo seguro;
- os demais benefícios do contrato.
Tipos de apólices
São vários os tipos de apólices disponíveis. Veja alguns deles:
- apólice compreensiva: contempla vários riscos de modo genérico, sendo mais usada para seguros de bens;
- apólice contra danos a terceiros: em um acidente de trânsito, ela cobre os danos a uma terceira pessoa, sejam eles morais ou materiais;
- apólice aberta e fechada: oferece a possibilidade de alterações durante a sua vigência, como a inclusão ou remoção de pessoas ou bens.
Valor da apólice
O valor da apólice varia de acordo com a vigência e o tipo de seguro contratado, o perfil do segurado e os riscos possíveis. Essa variável representará o montante que o contratante deverá pagar à seguradora para efetivar a contratação.
Alterações na apólice
Sempre que for necessário realizar alterações em uma apólice vigente, será necessário entrar em contato com o corretor de seguros. Esse profissional é o responsável por fazer a ligação entre o contratante e a empresa seguradora.
Essa ação deverá ser realizada sempre que houver mudanças nas informações pessoais — como endereço e estado civil —, assim como a inclusão ou exclusão de beneficiários, desde que a apólice permita essas alterações.
Quais são as principais cláusulas presentes em uma apólice de seguros?
Cada seguradora tem o seu próprio modelo de apólice, o qual pode variar de acordo com as especificidades do seguro que será contratado. No entanto, existem três cláusulas importantes que devem ser incluídas em todos os contratos.
A seguir, veja quais são elas e as informações presentes em cada uma!
Condições gerais
Nesta cláusula, estarão incluídas as regras gerais do contrato de seguro, determinando o que foi firmado entre o contratante e a seguradora — fatores comuns a todas as modalidades e coberturas da apólice.
São elas:
- o valor das coberturas e da franquia;
- os prazos;
- a abrangência do seguro;
- a forma de pagamento do prêmio.
Condições especiais
As regras específicas do acordo também devem ser descritas. Elas englobam os aspectos opcionais adicionados pelo cliente, que podem divergir a cada contratação do seguro.
Condições particulares
As condições particulares são as cláusulas que podem alterar as condições especiais ou gerais contidas na apólice de seguros — seja cancelando, seja alterando ou criando novas especificidades e itens para aquele contrato em específico.
O que analisar em uma apólice de seguro?
Por detalhar todos os deveres e direitos do segurado, é importante analisar a apólice com bastante atenção. É fundamental ler o contrato inteiro e esclarecer as suas dúvidas com a seguradora, além de analisar se as coberturas previstas no plano se adequam às suas necessidades.
O valor da franquia é outro detalhe que o segurado deve verificar com atenção, pois ele deverá ser pago caso seja necessário acionar o seguro — seja por conta de batidas, seja por furto. Portanto, antes de contratar o serviço, verifique qual é o valor cobrado e garanta que essa informação esteja incluída de maneira clara na proposta.
Como vimos, é fundamental entender o que é uma apólice de seguro antes de firmar esse tipo de contrato. Afinal, esse é um documento complexo e que requer um acompanhamento de perto do segurado. Por isso, não se esqueça de analisar todas as condições e cláusulas antes de fechar um acordo.
Aproveite a visita no blog para ler outros conteúdos e saber mais sobre os seguros do Auto Compara!