A compra do primeiro veículo é a realização de um sonho, que proporciona maior liberdade e autonomia para a rotina. No entanto, é preciso tomar decisões com cautela para ter o modelo ideal, que seja seguro e confiável. Nesse contexto, saber o que é freio ABS, por exemplo, é um aspecto essencial para promover a sua segurança e auxiliar a evitar acidentes e danos sérios.
Essa é uma tecnologia que faz toda a diferença no dia a dia e será determinante para a sua satisfação com o seu patrimônio. Por isso, neste post, você vai saber o que é e como esse moderno mecanismo funciona.
Continue a leitura e veja também quais são as vantagens oferecidas e por que você não deve abrir mão da segurança ao escolher o seu carro ou moto!
O que é o freio ABS e como ele funciona?
Sigla para o termo em inglês Anti-lock Braking System, o ABS consiste, basicamente, em uma evolução tecnológica dos freios tradicionais, sendo composto por sensores e uma central que monitoram a rotação das rodas.
Dessa maneira, em caso de emergência, ele dosa a força e impede o travamento total. Portanto, se houver uma frenagem brusca, o veículo não derrapa ou causa acidentes.
Quais são os componentes de um sistema de freio ABS?
O sistema de freios ABS contém quatro componentes fundamentais para o seu funcionamento. São eles:
- bomba hidráulica — contém o fluido de freio;
- válvula hidráulica — recebe o fluido de freio, caso o sistema tenha quatro canais;
- sensor de velocidade — são quatro, instalados um em cada roda;
- controlador eletrônico — responsável por monitorar os sensores de velocidade.
Nesse sistema, a frenagem é controlada em cada roda de forma individual. Se o controlador detectar que uma delas está desacelerando em um padrão diferente ou incompatível com a desaceleração geral do veículo, a válvula hidráulica é ativada naquela roda, reduzindo a força da frenagem para que ela não trave.
Quais são as vantagens do freio ABS?
Você aprendeu o que é freio ABS e como ele funciona, agora vale saber que os benefícios desse sistema de frenagem são notáveis. Por isso, desde 2014, todos os veículos novos são obrigados a ter ABS ao sair da fábrica, uma vez que esse recurso é muito importante para a segurança no trânsito — favorecendo tanto os condutores quanto os pedestres.
Algumas das principais vantagens dessa tecnologia são:
- aumento da eficiência e da segurança nas frenagens bruscas;
- diminuição dos desgastes dos pneus;
- redução de acidentes e colisões;
- aumento da estabilidade na direção;
- redução dos riscos de aquaplanagem;
- melhora das condições de frenagem.
Diante disso, ter um carro com esse componente proporciona vantagens que contribuem para mitigar riscos e promover uma condução estável. Isso porque esse é um mecanismo que valoriza o veículo e garante uma direção segura a todos — tanto nas cidades quanto nas estradas.
Como usar freio ABS corretamente?
Na explicação sobre o que é freio ABS e como ele funciona, você deve ter percebido que essa tecnologia opera de uma forma independente. Ou seja, não há necessidade de o condutor realizar qualquer ação especial para que o sistema seja acionado.
O detalhe aqui é apenas operar o sistema da maneira correta para garantir o seu bom funcionamento. Sendo assim, quando houver necessidade, basta que você pise no pedal do freio conforme a situação: de uma maneira mais suave ou mais fundo, se houver uma emergência.
No segundo caso, o ideal é que você mantenha o pedal pressionado, ainda que ele trema. Se você perceber que isso está acontecendo é porque o ABS está ativado e atuando da maneira como deveria para que as rodas não travem.
Então, o pedal tremer é normal e você não precisa aliviar a pressão porque não vai acontecer nenhum problema. Continue pressionando e mantenha as mãos firmes no volante, dando continuidade às manobras de direção necessárias, por exemplo, desviar de possíveis obstáculos para não causar nenhum acidente.
É interessante que você encontre um lugar seguro para testar o feio ABS e se acostumar com o modo como ele funciona. Assim, se precisar acionar esse sistema enquanto estiver no trânsito, já saberá como ele reage e não terá nenhum tipo de surpresa. De toda forma, não se esqueça de fazer a revisão e manter a manutenção do veículo e do sistema ABS em dia para que ele tenha o melhor desempenho.
Como vimos, saber o que é freio ABS é muito importante para adquirir um veículo seguro e que atenda às suas expectativas. Portanto, não deixe de considerar esse recurso para andar nas vias com mais confiança, reduzindo os riscos de danos e prejuízos.
Gostou do post? Então aproveite para conferir outros conteúdos interessantes aqui do blog. Você vai gostar deste, que explica o que é vistoria veicular, como funciona e quando fazer.