Manter o seguro do seu automóvel ativo é fundamental para dirigir com tranquilidade e segurança em qualquer lugar. Nesse sentido, todo segurado deve estar atento para a renovação do seguro, uma vez que esse serviço deve ser renovado anualmente para que ele continue protegendo o seu veículo.
Por isso, o vencimento do contrato é uma oportunidade para que você negocie condições mais adequadas para o seu carro, além de economizar financeiramente.
Quer saber como isso é possível? Neste post, vamos explicar como renovar o seguro de automóvel e mostrar dicas para economizar nesse processo. Confira!
Como funciona a renovação de seguro de automóveis?
Após o período indicado na apólice do seguro, a cobertura do serviço vence — o que significa que a seguradora não terá mais responsabilidade legal sobre o bem do segurado.
Sendo assim, é imprescindível verificar qual é a data de vencimento da cobertura e fazer a renovação do seguro para o seu automóvel continuar protegido.
Ao procurar a seguradora, será feita uma nova análise de risco e precificação do serviço, uma vez que o valor da apólice é composto por variáveis que impactam no seu preço final.
O que verificar na hora de renovar o seguro?
Para evitar qualquer tipo de problema na renovação do seguro de automóvel, é necessário se inteirar de todas as mudanças que tenham ocorrido. Isso inclui as suas condições e as da empresa, que interferem diretamente nas condições do bem segurado.
Em se tratando de uma renovação de seguro realizada entre pessoa física e seguradora, algumas das mudanças que podem ocorrer são:
- alteração do estado civil;
- mudança de endereço;
- mudança no uso do automóvel;
- nascimento de um filho.
Informar essas mudanças é imprescindível para que você não corra o risco de sofrer uma recusa de sinistro em decorrência de informações divergentes e desatualizadas.
Mas, como dito, as mudanças também podem acontecer nas condições oferecidas pela seguradora. Sendo assim, é importante conferir se os serviços oferecidos por ela continuam os mesmos ou se houve alguma mudança, por exemplo:
- nas coberturas oferecidas;
- no valor da franquia;
- a exclusão de algum serviço ou benefício.
Afinal, a empresa pode adequar os serviços que ela oferece conforme tendências de mercado ou aquilo que for mais vantajoso, tanto para ela quanto para os beneficiários. Então, é importante observar se continua atendendo às suas necessidades também.
Como evitar surpresas na renovação do seguro?
Na hora de fazer a renovação do seguro, é preciso ter atenção a alguns detalhes para que você não tenha nenhum tipo de surpresa depois. Afinal, como dito, as condições do contrato podem mudar, assim como o serviço oferecido pela seguradora.
É indispensável tomar alguns cuidados para ter certeza de que tudo continua bem alinhado com aquilo que você precisa ou espera para a proteção do seu veículo.
A seguir, veja alguns cuidados que precisam ser adotados.
- veja qual é a nova data de vencimento para que você possa se organizar em relação à próxima renovação, para não ficar sem as coberturas contratadas;
- verifique com atenção todas as possíveis alterações contratuais para que a apólice esteja bem alinhada às suas necessidades e para verificar se existe alguma condição da qual você discorda;
- confira todos os seus dados cadastrais e atualize cada um deles para que isso não influencie de maneira negativa no uso do seguro, caso aconteça algum sinistro;
- informe-se sobre a sua classe de bônus para que você possa aproveitar descontos na hora de fazer a renovação do seguro;
- converse com a sua seguradora antes de a apólice vencer para fazer a renovação antes do último prazo e não correr o risco de precisar fazer uma nova vistoria.
Como economizar na renovação de seguro?
Buscar formas de economizar na renovação de seguro é uma ótima saída para que ele continue dentro do seu orçamento. Seguindo algumas dicas, é possível reduzir o valor do serviço contratado. Confira!
Inicie a renovação antes do vencimento da cobertura do seguro
O prazo para a renovação do seguro é de até 30 dias depois da data de vencimento da apólice — mas você não terá proteção quando a cobertura acabar. Esse período serve para que o cliente não perca o direito de uso da classe de bônus. Por isso, o ideal é procurar a seguradora duas semanas antes do término da vigência da apólice.
Utilize a sua bonificação para receber desconto
A classe de bônus é a premiação à qual o segurado tem direito quando não sofreu nenhum sinistro no período de vigência do contrato. Essa pontuação aumenta a cada ano. O percentual deles acompanha a classe de bônus, que segue uma escala de 0 a 10 e é identificada na apólice.
Avalie a necessidade de coberturas adicionais
Para renovar o seguro, também é importante avaliar a necessidade de coberturas adicionais. Caso algo tenha mudado e você não necessite mais de uma determinada proteção, isso deve ser informado.
Com as nossas dicas de renovação de seguro, você conseguirá aplicar estratégias mais inteligentes para garantir a proteção do seu carro, além de tranquilidade para dirigir em qualquer lugar, sem que isso pese no seu bolso.
Quer proteger o seu veículo? Faça uma cotação de seguro na Autocompara agora mesmo!