Na hora de tirar a CNH ou renovar esse documento, você precisa realizar diferentes avaliações. Uma delas é para atestar a acuidade visual. Quando há um diagnóstico que aponta problemas de visão, o motorista pode sofrer multa por dirigir sem óculos.
Isso porque, neste caso, o uso de lentes corretivas é obrigatório, conforme aponta o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Preparamos este post para esclarecer o assunto. Continue lendo e veja quais são as consequências de dirigir sem óculos e como funciona a multa.
O que consta na CNH quando a pessoa precisa de óculos?
Para quem tem diagnóstico de problemas de visão, é muito difícil fugir da multa por não usar lentes corretivas ao dirigir. Afinal essa característica é identificada durante o exame para tirar a primeira CNH ou renová-la, e a informação fica registrada no documento.
Na carteira de habilitação de quem precisa usar óculos, existe uma indicação no campo de observações. Ali, você pode perceber a marcação de uma letra “A”. Ela afirma a necessidade de usar óculos ou lentes de contato quando estiver conduzindo o veículo.
Como a multa por dirigir sem óculos é aplicada?
A multa por não usar óculos ao dirigir, geralmente, é aplicada quando o motorista é abordado em uma blitz. Os agentes vão solicitar o documento de veículo, conforme o procedimento de rotina, e verão que existe a necessidade de uso de lentes corretivas.
Se a pessoa não estiver usando o acessório, ela vai receber a penalidade por dirigir sem óculos ou lentes de contato, cumprindo o artigo 162 do CTB.
Além de cometer a infração de trânsito por não usar óculos, o veículo será retido. Permanecerá assim até que a pessoa sane a irregularidade ou apresente outro condutor para assumir o seu lugar na direção para seguir com segurança.
Qual o valor a ser pago?
É importante ressaltar que a infração por conduzir sem óculos é considerada gravíssima. Por isso, é aplicada uma multa no valor de R$ 293,47. Além disso, serão somados 7 pontos à carteira de habilitação.
Um detalhe que precisa ser observado é que essa multa não pode ser transferida, nem transformada em advertência. Mas, em alguns casos, é possível evitar a multa e o aumento na pontuação da CNH, ou mesmo recorrer. Veja a seguir:
- caso você esteja com lentes de contato, basta comprovar no ato da abordagem que está usando esse tipo de lentes corretivas;
- se você tiver feito uma cirurgia para corrigir seu problema de visão, é possível recorrer apresentando a documentação do procedimento.
Por que dirigir sem óculos é arriscado?
Ao dirigir sem óculos, a multa é justa porque as lentes corretivas influenciam na segurança. Afinal, se a acuidade visual do motorista estiver comprometida, a atenção àquilo que acontece ao redor é prejudicada.
A pessoa pode se envolver mais facilmente em um acidente, ou causar um devido às suas habilidades de condutor estarem comprometidas pelos problemas de visão. Então, a questão não é apenas evitar a multa por dirigir sem óculos, mas não colocar a própria segurança e das demais pessoas em risco.
Problemas oculares podem causar fadiga mais rápido, fazer a pessoa ver as imagens borradas, distorcidas ou nubladas, afetar a noção de profundidade, dificultar a leitura das placas, entre outras situações. Logo, a preocupação está também na falta de segurança.
Como não esquecer mais os óculos ao dirigir?
Para não cometer uma infração por conduzir sem óculos, o ideal é adotar uma estratégia para não esquecê-lo. Uma alternativa é manter o acessório sempre perto das chaves do seu veículo. Assim, você não sairá de casa sem.
Também podemos evitar a multa por dirigir sem óculos deixando um de reserva no próprio carro. Dessa forma, em caso de esquecimento, vai ter um par esperando no porta-luvas. Inclusive, você pode colocar mais um par de óculos dentro da bolsa, mochila ou pasta de trabalho, por exemplo.
Se você já sabe que tem problemas de visão, procure usar as lentes corretivas, sejam elas óculos ou lentes de contato, para não acabar sofrendo multa por dirigir sem óculos. Além disso, é bom saber que as consequências vão além do prejuízo financeiro, já que a sua segurança e a das outras pessoas podem ser afetadas.
Gostou do conteúdo? Nosso blog está repleto de informações interessantes sobre seguro auto e boas práticas de direção. Assine a newsletter que enviaremos para o seu e-mail.