Manter os documentos do veículo em dia é fundamental para ficar de acordo com a legislação e garantir a regularidade do seu automóvel. Em caso de estarem atrasados, você pode enfrentar diversos tipos de problemas, como correr o risco de ser multado ou receber pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Uma dúvida bastante comum entre os motoristas é quanto à relação entre documento atrasado e seguro auto. Será que é possível contratar esse tipo de serviço, caso sua situação esteja irregular? Se você também está se fazendo esse questionamento, este post é para você!
Continue a leitura para entender quais são as condições e os requisitos das seguradoras nesse caso, e esteja informado para tomar a melhor decisão em relação à proteção do seu veículo!
Posso contratar um seguro auto com o documento atrasado?
Todos os anos, os condutores precisam pagar os documentos veiculares para que possam circular no trânsito de acordo com a legislação. Entre eles, estão o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e o licenciamento.
Mas se um desses tributos estiver em atraso, será que é possível contratar o seguro auto? A resposta é: depende. Isso porque cada seguradora pode adotar suas próprias regras e práticas no que diz respeito ao assunto, desde que atuem em conformidade com as normas da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Apesar de muitas empresas aceitarem fechar um contrato com documentos em atraso, isso não é comum quando se trata do licenciamento. Afinal, esse é um dos documentos veiculares mais importantes, pois atesta a conformidade do carro. Isso significa que se o licenciamento estiver atrasado, o seguro pode não ser oferecido.
Portanto, se você está com o documento do veículo em atraso e deseja contratar um seguro, é recomendado entrar em contato diretamente com as seguradoras e obter informações precisas sobre suas políticas e procedimentos.
Quais são os motivos de recusa da seguradora e como evitá-los?
Quando você entra em contato com uma seguradora para fazer a cotação do seguro auto, a empresa terá até 15 dias corridos para avaliar a proposta e informar se poderá cobrir o seu automóvel ou não. Caso algo esteja errado, sua solicitação será recusada e você não poderá desfrutar do serviço.
A seguir, listamos as principais razões para que uma seguradora recuse a solicitação de um cliente para a contratação do seguro auto.
Documento do carro atrasado
Como destacamos, o motorista pode ter seu automóvel recusado na seguradora por conta do documento atrasado — em especial, pelo licenciamento. Porém, isso é algo que varia de empresa para empresa. Portanto, é necessário pesquisar, comparar as opções disponíveis e conversar com as seguradoras para entender as possibilidades e restrições que podem ser aplicadas.
De toda forma, dirigir o carro com documentos em atraso nunca é uma boa opção. A falta de licenciamento é considerada uma infração gravíssima e, caso o motorista seja flagrado por um agente de trânsito, deverá pagar uma multa de R$ 293,47 e terá sete pontos acrescentados na CNH. Além disso, corre o risco de ter seu carro apreendido.
Problemas na vistoria prévia
A vistoria prévia é uma inspeção obrigatória feita pela seguradora no momento em que uma pessoa solicita a contratação de um seguro. Durante a vistoria, todas as condições do carro são analisadas, de modo a verificar se as características informadas pelo motorista durante a solicitação são verdadeiras e se há uma avaria ou problema que impeça alguma cobertura.
Caso apareça algum problema na vistoria, a seguradora pode recusar o serviço ao cliente. Entre os mais comuns, está a presença de muitas avarias, as modificações não informadas (como carro rebaixado) ou o fato de o automóvel não corresponder à proposta do seguro.
Para evitar a recusa, a dica é manter o seu veículo sempre em ótimas condições e consultar previamente quais são os requisitos necessários para que o seu modelo seja aceito na vistoria prévia. Além disso, ao solicitar o serviço, informe todas as características corretamente.
Inadimplência
Quando uma pessoa solicita um seguro auto, a seguradora pode consultar o nome do cliente junto a órgãos de proteção de crédito, como o SPC e a Serasa. Assim, ter o nome sujo também pode dificultar na hora de obter o serviço.
No entanto, a lei garante que toda pessoa tem direito à contratação de um seguro, em qualquer situação. Por isso, o mais comum é que as seguradoras definam condições extras, caso o cliente tenha o nome sujo.
Posso receber a indenização da seguradora com o documento atrasado?
Se as empresas têm a possibilidade de recusar conceder um seguro auto para pessoas com documentos atrasados, a situação é outra caso o motorista já tenha o serviço ativo e atrase o licenciamento. Caso o cliente contrate o seguro com os impostos em dia, mas na data da ocorrência de um sinistro esteja com sua situação irregular, a indenização é concedida sem problemas.
O que acontece é que, quando ocorre um sinistro, pode ser que as seguradoras apliquem um desconto no valor da indenização, até que você regularize sua documentação. Por esse motivo, é muito importante ter atenção às condições da apólice — e, claro, manter os seus documentos sempre em dia.
Como vimos, algumas seguradoras podem exigir que os documentos do carro estejam regularizados para a contratação do seguro auto, enquanto outras podem permitir a contratação mesmo com a situação irregular. Por isso, ao considerar fazer um seguro para o seu veículo com documento atrasado, é importante avaliar as condições específicas de cada empresa.
Não se esqueça de que a recomendação é evitar dirigir com documentos em atraso, pois essa é uma exigência legal, que comprova a propriedade e a legalidade do veículo em casos de fiscalização ou acidentes. Além disso, conduzir um veículo com a documentação irregular pode resultar em multas e penalidades.
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