Pode parecer que o prêmio do seguro é referente a uma recompensa ou um desconto. Porém, ele nada mais é que o valor pago pelo contratante à seguradora. Assim, a instituição contratada conseguirá amenizar os prejuízos aos quais os segurados estão expostos.
Quanto mais perigos estatísticos relacionados a um motorista, maior será o preço da apólice. Vários fatores podem influenciar nesse cálculo, como a faixa etária do condutor, as vias por onde ele circula com o carro e para qual finalidade é usado o veículo.
Ainda está com dúvidas com relação aos valores e aos cálculos que são feitos? Pois saiba que, neste post, abordaremos vários assuntos relacionados a esse tema.
Deseja descobrir mais detalhes? Continue a leitura e fique por dentro!
Como é calculado o prêmio do seguro auto?
Para calcular o prêmio do seguro auto, as seguradoras contratam profissionais que tenham conhecimentos matemáticos e estatísticos, para que eles ajudem a chegar a um valor que será cobrado de um determinado cliente. Para isso, esses especialistas analisam os números relacionados aos acidentes, à mortalidade e a outros dados referentes à idade e ao sexo dos condutores, para que possam ter mais precisão em suas contas.
Com essas informações, eles conseguem criar modelos específicos para identificar quais são as chances de uma pessoa sofrer acidentes ou ter o veículo roubado, por exemplo. Esses dados são compilados pelo departamento da seguradora, que atribui o valor do prêmio conforme cada caso específico.
Uma cobertura melhor tende a custar mais caro. Sendo assim, quanto menor for o limite máximo de garantia, mais barato será o valor dos seguros auto. Por esse motivo, é relevante analisar a sua situação financeira para escolher a melhor apólice.
Quais fatores influenciam o seu valor?
Os profissionais contratados pela seguradora calculam o valor do prêmio do seguro auto considerando algumas variáveis, como a possibilidade de sinistro, as doenças preexistentes, os registros médicos, os documentos dos veículos, os relatórios existentes e muito mais.
No Auto Compara, por exemplo, os clientes têm a opção de personalizar as coberturas para tornar o seguro mais barato, escolher as formas de pagamento e obter excelentes descontos.
Classes de bônus
Os condutores que tiverem uma boa conduta no trânsito durante a vigência da apólice e não acionar a seguradora pode receber bônus que diminuirão o preço do seguro.
Normalmente esses bônus são categorizados por classes e os pontos variam entre 0 a 10. A classificação pode ser diferente de uma empresa para a outra, assim como os prazos para renovar o seguro e manter o benefício.
Perfil do condutor
O perfil do condutor e os seus hábitos de direção devem ser considerados pela seguradora. Por exemplo, um motorista iniciante ou alguém que já sofreu muitos acidentes, provavelmente, pagará uma quantia mais elevada para receber a cobertura descrita na apólice. Já uma pessoa experiente na condução de veículos automotores, com histórico limpo e que utiliza pouco o carro, pagará mais barato.
As empresas também analisam o quanto o automóvel é usado — quanto mais você o dirige, maior será a exposição ao risco potencial. De acordo com as estatísticas, os condutores mais experientes se envolvem menos em acidentes do que os mais jovens. Por isso, as instituições cobram taxas mais elevadas de quem tem menos de 30 anos.
Segundo as pesquisas, as mulheres também tendem a pagar menos do que os homens, pois se envolvem menos em acidentes. Outro fator que gera impacto nos cálculos é o histórico de crédito do motorista. Por isso, tenha cuidado com o seu score — caso a seguradora entenda que você oferece risco financeiro, ela poderá cobrar mais caro pelo seguro.
Modelo de veículo
O modelo do carro que você comprar pode alterar o preço das taxas. Isso porque alguns veículos apresentam apólices mais caras por terem mais chances de precisar de reparos ou sofrer assaltos.
A presença de alguns equipamentos, o tamanho do motor e os recursos extras de segurança — entre outros detalhes — também contam nesse momento. Um bom exemplo são os dispositivos antifurtos e os freios antitravamento, que podem gerar descontos nos seguros.
Por isso, antes de assinar uma apólice, é importante comparar as taxas cobradas pelas seguradoras. Ainda assim, tenha em mente que todas as instituições vão considerar o valor de mercado do seu automóvel e a distância percorrida diariamente.
Região de circulação
As condições climáticas da sua região podem interferir no montante que será pago pela cobertura do seguro auto. As seguradoras consideram as chances de quedas de granizos, vendavais e tempestades, por exemplo. Em virtude disso, você precisa informar se o carro ficará estacionado em garagem coberta ou descoberta.
As estatísticas de violência na área em que você reside ou trabalha também impactam as taxas. Desse modo, o valor pode variar se o veículo é utilizado para fins comerciais ou pessoais, assim como se roda diariamente ou apenas nos finais de semana.
Você ainda pode conseguir descontos se negociar com a seguradora ou corretor. Entretanto, saiba que quanto maior for a cobertura, mais elevado será o prêmio.
As apólices podem incluir coberturas abrangentes, pagamentos médicos, danos pessoais ou de terceiros. Há aquelas que possibilitam a realização de reparos em situações que envolvem colisões, responsabilidade civil, intempéries climáticas, eventos considerados de força maior ou caso fortuito.
Uso do automóvel
Ao calcular o valor de um seguro auto, as seguradoras costumam considerar o número de quilômetros que você dirige anualmente. Conforme a frequência de uso do automóvel, o condutor pode correr riscos mais elevados de se envolver em acidentes. Ainda nesse sentido, se ele transita em locais com maiores taxas de vandalismo, furto e acidentes, o preço também aumenta.
Quem utiliza o carro todos os dias para trabalhar, como taxistas ou condutores de aplicativos, precisa de uma cobertura de seguro comercial. Isso porque os prêmios fornecidos para veículos de uso pessoal não cobrem danos, acidentes ou roubos que envolvam os comerciais. Além disso, a seguradora pode exigir um limite mais elevado de responsabilidade de um condutor profissional.
Franquia escolhida
A franquia é o valor que o segurado paga antes de a seguradora fornecer a cobertura para reparar um automóvel danificado. As maiores, normalmente, cobram valores menores dos usuários. Essa quantia é estabelecida conforme o limite máximo que a apólice contratada pagará por uma perda — o que poderá ser ajustado com base em suas necessidades.
Agora, você já sabe como é calculado o valor do prêmio do seguro auto e quais fatores o influenciam! É fundamental entender como esses valores são encontrados e os aspectos que os influenciam para escolher a melhor apólice do mercado. Ao ter essa compreensão, o motorista consegue escolher uma opção mais justa.
O Auto Compara é uma marca de seguros do Grupo Santander que trabalha com as melhores seguradoras do mercado. Ao simular uma cotação, você conseguirá descobrir as opções mais viáveis e poderá fazer comparações para economizar dinheiro e tempo, além de proteger o seu carro. Essa empresa permite a realização de cotações e contratações de forma transparente e descomplicada.
Quer obter mais informações sobre o Auto Compara? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!