As inovações em tecnologia automotiva estão redefinindo a relação das pessoas com os carros. Mais do que um meio de transporte, as novidades nessa área permitem que o automóvel seja uma ferramenta alinhada à sustentabilidade e segurança. Nesse novo cenário, a tendência é que as experiências em mobilidade sejam cada vez mais personalizadas, conectadas e eficientes.
Dos veículos elétricos aos autônomos, a indústria automobilística está passando por grandes transformações que contribuem para a popularização de soluções mais ecológicas e introduzem novos conceitos na sociedade, como a possibilidade de se deslocar de um local para o outro sem motorista.
Você adora novidades sobre essa área? Então, prepare-se para acelerar rumo ao futuro. Conheça, neste post, as principais tendências em tecnologias para veículos!
O que é considerada uma tecnologia automotiva?
A tecnologia automotiva se refere a qualquer tipo de inovação, sistema, componente ou aplicação tecnológica desenvolvida para ser utilizada em veículos.
Isso pode incluir avanços em eletrônica, mecânica, software, materiais e design que visam melhorar a eficiência, segurança, conforto e desempenho dos automóveis.
Quais são as tecnologias automotivas em alta?
A evolução do setor automobilístico pode ser notada em diferentes itens e conceitos que fazem dos carros mais do que meros meios de transporte.
Acompanhe, a seguir, quais são as tecnologias que trazem praticidade e comodidade para os motoristas — tanto para o dia a dia, quanto para viagens longas.
Conectividade
A conectividade está modificando a maneira com os carros interagem com os condutores, o ambiente e outros sistemas.
Por meio da integração de recursos como a Internet das Coisas (IoT) e as comunicações sem fio avançadas, os veículos modernos podem se conectar a redes externas, permitindo atualizações de software remotas, navegação em tempo real, entretenimento em streaming e serviços baseados em nuvem.
Carros autônomos
De acordo com um estudo, da Statista — plataforma de estatísticas e relatórios —, a cada dez automóveis no mundo, um será autônomo até 2030. Se antes eles eram apenas uma ideia de futuro, hoje já são uma realidade.
A expansão de Inteligência Artificial (IA), sensores e sistemas de processamento colabora para que os veículos sejam capazes de operar com pouca ou nenhuma intervenção humana.
O uso de veículos autônomos têm o potencial de reduzir os acidentes causados por erros humanos, bem como melhorar o trânsito nas cidades. Além disso, podem oferecer maior acessibilidade a indivíduos que atualmente têm limitações para dirigir, como idosos e pessoas com deficiência.
Carro elétricos
Alimentados por melhorias na eficiência das baterias e nas infraestruturas de carregamento, os carros elétricos redefiniram o conceito de mobilidade sustentável.
A crescente conscientização ambiental e os esforços para reduzir as emissões de carbono aumentaram a demanda por alternativas aos motores de combustão interna, colocando os automóveis elétricos no centro da revolução energética no segmento de transportes.
Nesse sentido, eles ajudam a reduzir a poluição do ar e a emissão de gases de efeito estufa, além de fomentar a inovação em tecnologias de baterias, sistemas de carregamento e design automotivos.
Banco antissono
Dormir ao volante é uma das maiores preocupações de quem costuma dirigir por muitas horas, o que pode resultar em acidentes graves no trânsito. Já imaginou como seria bom contar com um mecanismo que inibisse o sono enquanto você dirige? Isso já é possível por meio do banco antissono.
A Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, se uniu ao Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e à Woodbridge para criar um modelo que impede que o motorista durma enquanto dirige.
Para isso, o banco do condutor recebe funcionalidades — como vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento — que geram um grau de estresse térmico no organismo, reduzindo a sonolência e ampliando o estado de alerta.
Ignição sem chave
A ignição sem chave moderniza e agrega praticidade aos automóveis, eliminando a necessidade da chave física para iniciar o carro e substituindo-a por um sistema de reconhecimento e autenticação sem fio.
Nesse modelo de partida, são utilizadas chaves eletrônicas ou aplicativos móveis, gerando maior comodidade para que os motoristas destravem, liguem e desliguem o veículo simplesmente estando próximos a ele.
Se você tem dúvidas sobre a segurança, saiba que ela é aprimorada por meio da autenticação de senhas, biometria e demais métodos avançados que dificultam a ocorrência de roubo de veículos.
Reconhecimento de voz
Em um automóvel com reconhecimento de voz, você pode dar comandados para chegar até a localização do seu interesse, sem maiores obstáculos.
Eles contam com sistemas de processamento de linguagem natural para compreender comandos verbais, o que possibilita aos condutores ter controle sobre diversas funções — como navegação, chamadas telefônicas e músicas —, sem que precisem tirar as mãos do volante ou desviar o olhar da estrada.
A adoção dessa tecnologia está crescendo a largos passos, buscando proporcionar uma condução mais segura e conveniente, em especial para os indivíduos com mobilidade limitada.
Assistente de estacionamento
Nos centros urbanos, estacionar em locais com grandes fluxos de veículos pode ser uma missão difícil. O assistente de estacionamento foi criado com o intuito de facilitar essa tarefa.
Por meio de sensores e câmeras, o sistema identifica espaços adequados e, em alguns casos, até realiza automaticamente as manobras necessárias, tornando o ato mais rápido e preciso. O recurso ajuda a reduzir o estresse e os riscos associados a essa atividade, sobretudo, em espaços apertados ou situações desafiadoras.
Tinta resistente a riscos
A tinta resistente a riscos é projetada para manter a aparência estética dos veículos por mais tempo. Com a aplicação de revestimentos protetores, ela protege contra arranhões e pequenos danos que podem ocorrer no dia a dia.
Dessa maneira, é possível preservar o visual do carro e diminuir a necessidade de reparos frequentes, economizando tempo e dinheiro — sem falar que os automóveis novos mantêm o brilho e a aparência de fábrica por um período maior.
Assistente de permanência na faixa
Manter-se na pista é fundamental para prevenir colisões ou saídas indesejadas da estrada. Diante disso, o assistente de permanência na faixa surge como um importante aliado para a segurança no trânsito.
Composto por sensores e câmeras, esse sistema monitora a posição do veículo em relação às faixas da estrada e alerta o motorista caso haja desvios não intencionais.
Há configurações que também podem aplicar pequenas correções na direção automaticamente, a fim de evitar acidentes causados por distrações ou sonolência.
Água como combustível
No futuro, a água poderá ser uma alternativa mais sustentável frente aos combustíveis fósseis. Essa abordagem, conhecida como “hidrogênio verde”, envolve a extração do elemento por meio da eletrólise.
Quando combinado com oxigênio, o hidrogênio produz eletricidade, gerando propulsão para o veículo sem emitir poluentes — tendo apenas a água como subproduto.
Monitoramento de pressão de pneus
Com o intuito de aumentar a proteção de carros e condutores, o monitoramento de pressão de pneus é algo que deve ganhar mais espaço no mercado nos próximos anos.
Essa tecnologia automotiva possui sensores instalados nos pneus que monitoram continuamente a pressão desses componentes, notificando o motorista caso a pressão esteja abaixo do nível recomendado.
O resultado é a redução do risco de incidentes e do desgaste irregular dos pneus, além de colaborar para um melhor consumo de combustível.
O que esperar para os próximos anos?
Nos próximos anos, espera-se que a tecnologia automotiva acelere a adoção de veículos elétricos, assim como os aprimoramentos contínuos em baterias e autonomia. A expansão das tecnologias de condução autônoma, juntamente com sistemas de assistência ao motorista mais avançados, prometem transformar a experiência de direção.
Como vimos, a tecnologia automotiva — principalmente no que diz respeito à integração com dispositivos inteligentes — deve criar um ecossistema mais interconectado, enquanto a ênfase em segurança, eficiência energética e mobilidade sustentável moldará a evolução da indústria.
Quer aumentar a sua tranquilidade no trânsito? Pois saiba que a contratação de um seguro auto também está cada vez mais prática e tecnológica. Faça uma cotação com o Auto Compara e veja como é simples!